10 Curiosidades sobre o Halloween que provavelmente não sabes

0
2778

As folhas começam a cair e o Dia das Bruxas está aí. O Halloween, como é originalmente chamado na língua inglesa,  é celebrado por milhões de crianças e adultos em todo o Mundo, com fantasias originais e a famosa brincadeira do Doce ou Travessura (trick or treat) pelas ruas.

No entanto, existem vários fatos interessantes sobre o Halloween que possivelmente não deves saber.

1 – Gozar com o diabo

It-is-Meant-to-Mock-the-Devil

Os primeiros cristãos iniciaram uma forte crença sobre a existência do diabo. Ao invés de correrem e de se esconderem com medo, essas pessoas optaram por lutar contra o diabo.

Satanás foi um dos maiores anjos de Deus, mas o seu orgulho pessoal levou-o à queda. Como tal, o diabo era representado com chifres e uma cauda, ridicularizando assim a sua figura e acreditando os cristãos que isso o levaria a fugir.

 

2 – A história do Jack da Lanterna (Jack-O-Lanterns)

The-Story-of-Jack-of-the-Lantern

De acordo com uma lenda irlandesa, o diabo entrou uma vez na alma de um ladrão chamado Jack. Como era um ladrão astuto, Jack enganou o diabo fazendo com que ele aceitasse nunca levar a sua alma. Depois de viver uma vida plena, Jack morreu e a sua entrada no céu foi negada, por causa dos seus pecados.

Quando ele chegou no inferno, o diabo manteve a sua promessa e negou também a entrada ao Jack. O diabo colocou o Jack numa brasa dentro de um nabo oco, que era usado como uma lanterna.

No processo, ele se tornou o Jack da Lanterna. Tradicionalmente, as ruas e os caminhos são agora iluminados na noite do Halloween com Jack-O-Lanterns.

 

3 – Fantasias para disfarçar

Costumes-Served-a-Purpose-Once

Hoje em dia, durante o Halloween, toda a gente se veste com fantasia muito diversificadas.

Bruxas, esqueletos, mortos-vivos, tartarugas ninja e super heróis passeiam pelas ruas das cidades à procura de doces. Originalmente, essas fantasias era utilizadas para disfarçar as pessoas.

Os antigos Celtas, costumavam celebrar o Samhain, que era um festival onde se acreditava que os mortos vivos andavam pela terra. Assim, os celtas usavam fantasias para se misturarem com os espíritos malignos,  ou pelo menos tentarem não ser reconhecidos.

 

4 – A Capital do Halloween no Mundo

Salem-is-the-Halloween-Capital-of-the-World

Salem é a cidade mais famosa dos Estados Unidos quando se trata do Dia das Bruxas, de feitiçaria, e do lado escuro das crenças humanas.

A cidade, que se considera por si mesmo a Capital Mundial do Halloween, é também  a visão de infames julgamentos de bruxas.

Salem comemora o Halloween no mesmo dia que o resto do mundo, mas os habitantes da região de Wicca vivem o clima do Dia das Bruxas durante 365 dias. A cultura sobre a bruxaria foi abraçada e cria uma atmosfera de prazer assustador durante todo o ano.

 

5 – O medo dos gatos pretosFear-of-Black-Cats

Os gatos pretos são um dos símbolos do Dia das Bruxas. Estes animais são caracterizados nas fantasias das crianças e ilustrados em vários cartões do evento, mas porque razão afinal são eles associados ao Halloween?

Durante a Idade Média, as pessoas acreditavam que as bruxas transformavam-se em gatos pretos para não serem identificadas.

 

6 – Jogo da maçã

Bobbing-for-Marriage

 

Uma das mais populares brincadeiras do Halloween é o famoso jogo da Pesca da Maçã. Com as mão atadas atrás das costas, mergulhamos a nossa cara numa bacia grande com água e maçãs suficientes para cobrir toda a superfície, e tentamos apanhar as maçãs só com a boca.

Esta tradição remota na verdade a um festival Romano, que era celebrado para honrar Pomona, que era a Deusa da abundância e dos pomares. Este jogo era praticado na altura por jovens solteiros. O primeiro que conseguisse morder a maçã, tinha “permissão” para casar.

 

7 – Michael Myers é William Shatner

Michael-Myers-is-William-Shatner

O filme “Halloween”, produzido em 1978, foi filmado em apenas 21 dias usando um orçamento muito apertado. A máscara icônica usada por Michael Myers durante as filmagens, era na verdade uma réplica do rosto de William Shatner de Star Trek.

Os figurinistas pintaram a máscara de branco, brincaram com o cabelo, e alteraram os buracos dos olhos para criar a aparência branca assustadora.

 

8 – Um negócio gigante

A-Commercial-Giant

Apenas o Natal supera o Halloween no que diz respeito ao comércio.

Pelo menos nos EUA. As empresas americanas de doçarias , por exemplo, atingem os milhões de dólares em vendas. As decorações e as fantasias também atingem o auge nesta época do ano, dando ao comércio uma soprada de ar bem fresco.

 

9 – Doce ou travessura

Americans-are-Generous-on-Halloween

O conceito do doce ou travessura é associado ao festival de Samhain, devido à prática havia de por órfãos e viúvas de implorar por comida e outros suprimentos antes do Inverno chegar.

Hoje, 74% dos lares americanos oferecem doces às crianças e adultos que jogam ao trick-or- treaters. Cerca de 72% dessas casas oferecem mais de dois doces por criança.

 

10 – Cartões de Halloween

A-Greeting-Card-Holiday

A maioria das pessoas associam os aniversários, o Natal, o Dia dos Pai e o Dia da Mãe como o maior dia do ano para cartões. Halloween é, de fato, o oitavo maior feriado, com quase 30 milhões de cartões enviados por ano.

Agora que já sabes um pouco mais sobre o Halloween, podes começar já a planear a tua noite com os teus amigos e familiares. O Dia das Bruxas é mais do que apenas doces, e agora sabes porquê.

 

Feliz Halloween!

DEIXE UMA RESPOSTA