29 Dicas e utilidades do sal na casa

0
920

Além de fazer comida deliciosa , acredita-se , que existem mais de 14.000 usos para o sal, e os nossos avós eram provavelmente os mais familiarizados com a maioria deles.

Muitos destas utilidades do sal ainda são válidas ainda hoje e podem sair muito mais barato  e mais amigável para o meio ambiente do que muitos produtos quimicos sofisticados.

É claro que não posso garantir que todas elas funcionam a 100%, mas a verdade é que muitas prevaleceram ao longo dos anos por darem bons resultados.

Ficam aqui algumas utilidades e dicas para usar o sal na cozinha e em toda a tua casa!

1 – Ferver água

Sal adicionado à água faz com que a água ferva a uma temperatura mais elevada, reduzindo assim o tempo de cozimento ( mas atenção que não faz a água ferver mais rápido).

2 – Testar a frescura dos ovos

Coloca o ovo  num copo de água ao qual foi adicionado duas colheres de chá de sal. Um ovo fresco afunda ; um ovo estragado irá flutuar .

3 – Prevenir escurecimento

Se tiveres algumas batatas descascadas e quiseres guardar para o dia seguinte, coloca-as em água fria levemente salgada que manterá a cor… e também funciona com maças e pêras.

4 – Prolongar a vida vassoura

Vassouras novas podem ter mais durabilidade se embebidas em água salgada quente antes de serem utilizadas pela primeira vez .

5 – Lavar espinafres

Lavar os peinafres com água e sal, retira todas as impurezas mais dificéis.

6 – Pouco doce

Se colocares um pouco de sal na cobertura do teu bolo, vai impedir que ele fique muito doce .

7 – Salada crocante

Se temperares a tua salada com sal grosso antes de servir, irá manter a tua alface crocante.

8 – Descascar ovos cozidos

Queres que as cascas dos ovos cozidos saiam em pedaços grandes, em vez de um milhão de pedaços minúsculos? Adiciona uma colher de chá de sal marinho à água de cozimento antes de colocar os ovos.

descarcar-ovos

9 – Extinção de incêndios de gordura

Se jogares sal num incêndio de gordura no fogão ou no forno, irá sufocar as chamas . Nunca uses água , que só vai respingar ainda mais a gordura e aumentar o incêndio .

10 – Café com mais sabor

Uma pitada de sal no café vai realçar o sabor e remover a amargura do café “queimado”.

11 – Aves saborosas

Para melhorar o sabor de aves de capoeira , esfrega-as por dentro e por fora com sal antes de assar .

12 – Galinha sem penas

Para remover as penas da galinha facilmente, esfrega a pele dela com sal em primeiro lugar.

13 – Cheiro da cebola

Para eliminares o cheiro da cebola das mãos, esfrega-as com sal e vinagre.

14 – Comida salgada

Se por algum motiva deixaste a tua sopa um pouco salgada demais, coloca uma ou duas batatas cruas. Elas irão absorver um pouco do sal e deixar a tua sopa bem temperada.

15 – Alimentos sem agarrar

Esfregue a grelha ou a frigideira com um pouco de sal para evitar que os alimentos se agarrem. Polvilha um pouco de sal na frigideira antes de fritar peixe, que ajuda a não agarrar também.

16 – Prevenir mofo no queijo

Para evitar mofo no queijo , enrola-o num pano húmido com água salgada antes da refrigeração .

17 – Claras de ovo

Ao adicionares uma pitada de sal nas claras de ovo quando estiveres a batê-las, irão ficar prontas mais rapidamente e ficarão também mais altas.

claras-em-castelo

18 – Leite mais fresco

Adicionando uma pitada ou duas de sal na caixa do leite, ajuda a mantê-lo fresco durante vários dias a mais. Útil se vais de viagem uns dias …

19 – Solidificar gelatina

Se precisares que a gelatina solidifique rapidmais depressa, salpica um pouco de sal no teu congelador, onde irás colocar a gelatina e coloca a taça em cima. Verás que levará metade do tempo a solidificar.

20 – Côr correta

Gostas de comer os legumes e os vegetais bem verdinhos? Adiciona o sal à água de cozimento para ajudar a preservar a clorofila deles. Irá manter a sua cor vibrante e bonita depois de serem cozidos.

Mas não te esqueças que deves colocar as verduras só depois da água estar a ferver e nunca tapar a panela!

21 – Cubos de gelo

As formas de cubo de gelo tendem a ficar quase sempre “coladas” nas paredes do congelador, tornando quase impossível retirá-las sem que se partam.

Para que isso seja evitado, coloca sal no congelador e a forma por cima do mesmo. O sal vai impedir a formação de camadas de gelo e tornar muito fácil retirar as forminhas dos cubos.

22 – Espanta mosquitos

Sabes aquela água que fica sempre em baixo do escorredor de louças ou mesmo na caixinha do detergente e da esponja? Principalmente no verão, é o lugar ideal para os mosquitos colocarem ovos.

Polvilha com sal esses locais ou mesmo outros que se encontrem na mesma situação e o sal irá repelir os insectos e matar todas as possiveis larvas que lá existirem.

23 – Churrasco sem chama

Na hora de fazer um churrasco em casa, convém teres sempre à mão um punhado de sal. Quando a gordura da carne começar a gotejar e as chamas começarem a ficar altas demais, joga um pouco de sal nas chamas que irá reduzi-las e diminuir a fumaça sem arrefecer as brasas como a água faz.

24 – Velas sem pingar

Mergulha as velas novas numa solução salina bem forte  por algumas horas e depois seque-as bem. Quando estiverem acesas, a cera já não irá escorrer.

velas-sem-pingar

25 – Peixinho revigorante

Adicionar ocasionalmente uma colher de chá de sal para um litro de água fresca à temperatura ambiente e colocar o seu peixe em cerca de 15 minutos, vai torná-lo mais revigorantee com mais vida.

Em seguida, coloca-o novamente no tanque. O mergulho no sal torna-o mais saudável.

26 – Manter as flores frescas

Uma pitada de sal adicionada à água do vaso de flores vai manter as flores frescas por mais tempo.

27 – Manter pátios livre de plantas daninhas

Se as ervas daninhas ou ervas indesejadoas aparecerem entre tijolos ou blocos de pátio , espalha cuidadosamente sal no local e, em seguida, polvilha com água ou espera pela chuva para molhá-lo. As ervas mal vindas desaparecerão rapidamente.

28 – Manter as janelas descongeladas no inverno

Esfrega o interior das janelas com uma esponja embebida numa solução de água salgada e seca. As janelas não irão agarrar a geada nos tempos mais frios.

Podes também fazer o mesmo processo no vidro do teu carro. Esfrega com um pano humedecido com água e sal o pára-brisas do teu carro que irá prevenir que a neve e o gelo se acumulem.

29 – Degelo das calçadas e rampas

Levemente, polvilha sal-gema em passeios e calçadas que irá manter a neve e o gelo longe e permitir uma fácil remoção. Não exageres , use o sal de forma sensata para evitar danos à relva e plantas ornamentais .

DEIXE UMA RESPOSTA