9 Razões para comeres tomate todos os dias!

0
713

Os tomates são uma potência nutricional que fornecem benefícios de saúde incríveis quando incluídos no teu  plano de alimentação diária.

Os tomates são ricos em vitaminas A, C, K, vitamina B6, potássio, folato, tiamina, magnésio, niacina, cobre e fósforo, que são essenciais para manter a boa saúde.

Uma das melhores coisas sobre os tomates é que eles são naturalmente pobres em colesterol, gordura saturada, sódio e calorias.

Podes usar os tomates em quase toda a tua alimentação, seja em sanduíches, saladas, molhos, “smoothies” ou mesmo sopas.

Descobre aqui algumas razões para comeres tomates todo o dia.

tomate

1. Melhora a visão

Os tomates são uma excelente fonte de vitaminas A e C, que ajudam a melhorar a tua visão e também podem ajudar a prevenir a cegueira noturna.

Um estudo recente mostra que o alto teor de vitamina A no tomate pode ajudar a prevenir a degeneração macular, uma doença ocular grave.  Além disso, o tomate pode reduzir o risco de desenvolver cataratas.

2. Ajuda a combater o cancro

De acordo com um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute, consumir mais tomates pode ajudar a combater o cancro da próstata.

Ajudam também a reduzir o risco de alguns outros tipos de cancro, como por exemplo, o de estômago, pulmão, colo do útero, faringe, boca, garganta, reto, cólon, esófago e cancro de ovário.

Isso porque os tomates são ricos em antioxidante lipoceno, que é a substância que dá a cor avermelhada ao tomate.

3. Limpa a pele

Comer tomates regularmente pode ajudar a limpar a tua pele e torná-la perfeita.

Os tomates contêm licopeno, um poderoso antioxidante que protege a pele dos danos do sol e torna a pele menos sensível à luz UV, uma das causas de rugas e linhas finas.

Podes usar tomates para curar acne e erupções cutâneas e minimizar poros dilatados. Esfrega a polpa de tomate na tua pele sem brilho para restaurar todo o brilho saudável dela.

tomate_1

4 . Reduz os níveis de açúcar no sangue

Os tomates contêm muito pouco carboidratos e ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Contêm também um mineral (cromo) que ajuda a controlar o açúcar no sangue , e fibras que previnem que os níveis de açúcar no sangue fiquem muito altos.

Alguns estudos descobriram que os poderosos antioxidantes que existem nos tomates, protegem a corrente sanguínea e os rins, áreas que muitas vezes são afetadas pelo diabetes.

5 . Promove o bom sono

Os tomates são uma grande fonte de licopeno e vitamina C , que podem ajudar-te a dormir melhor.

Então, se tiveres  dificuldade em adormecer , considera a hipótese de adicionar tomates a tua dieta diária. Podes usá-los na sopa, na salada o mesmo fazer um delicioso “smoothie”.

6. Mantém os teus ossos saudáveis

Os tomates contêm vitamina K e cálcio, que ajudam a manter os ossos saudáveis​​. Portanto , comer tomate pode ajudar a fortalecer e a reparar os teus ossos.

Mais uma vez, o antioxidante licopeno, também pode melhorar a massa óssea e ajudar a combater a osteoporose, uma doença grave que pode provocar fraturas ósseas, incapacidade e deformidade.

tomate_2

7. Alivia dores crónicas

Devido à presença de agentes anti- inflamatórios, como carotenóides e flavonóides , os tomates podem aliviar a dor crónica.

Pessoas que frequentemente sofrem de dores leves ou moderadas, geralmente têm inflamações. A pesquisa mostra que beber um copo de sumo de tomate por dia, pode diminuir os níveis sanguíneos do TNF- alfa , que provoca inflamações, por cerca de 34 por cento.

Assim, o tomate é bom para as pessoas que sofrem de problemas crónicos de saúde, como doenças cardíacas, osteoporose, cancro e doença de Alzheimer.

8. Bom para o cabelo

Os tomates também são bons para o teu cabelo. Eles são embalados com vitaminas e ferro que ajudam a fortalecer o cabelo e podem até mesmo adicionar brilho aos cabelos danificados e sem vida.

Além disso, o tomate tem a acidez que equilibra os níveis de pH no cabelo. Se tens caspa  ou comichão no couro cabeludo, aplica sumo de tomate fresco no teu cabelo e couro cabeludo após a lavagem normal e enxagua com água fria ou morna depois de 4 a 5 minutos.

Apesar de tudo, não uses com muita frequência, os tomates no teu cabelo, pois a acidez deles, podem secá-lo. Basta 1 vez a cada 2 meses.

9. Ajuda a perder peso

Se estás a tentar perder os quilos indesejados, certifica-te de incluir o tomate em tua dieta diária. Eles são de baixo teor em gordura e não contêm colesterol.

Os tomates contêm muita fibra e água, então irão te ajudar a sentires-te satisfeito, sem uma quantidade desnecessária de calorias. Poderás comer os tomates crus ou adicioná-los aos guisados​​, saladas e outras refeições amigas da dieta.

Sejam eles frescos, secos, em puré ou mesmo em sumo… considera a adição de mais tomates na tua dieta diária e garante todos os seus benefícios para a tua saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA