Com a introdução da internet na vida das crianças, brincadeiras simples e não digitais acabaram por ficar no esquecimento. Mas, resolvemos fazer esse post para te ensinar a fazer brinquedos de garrafa PET e assim incentivar os seus filhos a brincar com brinquedos simples, mas que trazem muita diversão. Que tal você pedir ajuda para seu filho lhe ajudar a construir o próprio brinquedo? Vamos lá? Hoje aprenderemos a fazer um catavento de garrafa pet.

CATAVENTO

O mais bacana deste brinquedo é que você pode fazer várias unidades e trocar as cores das hastes, desta forma, você terá modelos diferentes e as crianças vão adorar. Além disso, o catavento de garrafa pet também pode servir de decoração para vasos de plantas no jardim ou até mesmo decorando o quarto do seu filho. Vamos aprender como se faz o catavento de garrafa PET?

Veja os materiais que você irá precisar: Tinta, pincel, tesoura, estilete, um canudo plástico, rebitadeiras e broca (ou algum material que você pode substituir que você tenha em casa), um palito de picolé e uma garrafa PET, é claro.

catavento de garrafa pet

Passo 1:

catavento de garrafa pet

Recorte o fundo da garrafa com bastante cuidado. Para essa tarefa ficar mais fácil, utilize o estilete para fazer o corte superficial e depois use a tesoura para realmente retirar o fundo da garrafa.

Passo 2:

catavento de garrafa petcatavento-004

Recorte a garrafa verticalmente conforme mostra as fotos acima. Repare que você precisa cortar até onde iniciar o final da garrafa, no sentido da tampa.

Passo 3:

catavento-005

Dobre a garrafa conforme mostra a figura, formando um triângulo na dobradura.

Passo 4:

catavento-006

Recorte a parte que sobrou do triângulo, depois de recortado, você terá que ter um quadrado de plastico nas mãos. Observe a figura.

Passo 5:

catavento de garrafa pet

Abra para formar o quadrado e pinte com a cor da sua preferência as quatro pontas do quadrado. Na figura, foi utilizada a cor vermelha, mas faça com a cor que você desejar.

Passo 6:catavento de garrafa pet

Utilize outras cores e vá fazendo traços em cada ponta do quadrado, conforme mostra a foto. Pense como se fosse um arco-íris e utilize a sua imaginação. O limite para os traços coloridos é ali onde está a cor azul. Na figura foram utilizadas 4 cores, mas se você usar um pincel mais fino, poderá utilizar mais cores no seu catavento.

Lembre-se que é nessa parte que seu filho pode lhe ajudar, pintando o próprio catavento e escolhendo as cores.

Passo 7:

catavento de garrafa pet

Depois da tinta seca, junte todas as pontas do quadrado para criar uma marca bem no centro do quadrado.

Passo 8:

catavento de garrafa petcatavento de garrafa pet

Fure a marca central e também as quatro pontas do quadrado utilizando uma furadeira ou outro objeto que permita fazer o furo. Tome cuidado nesta parte para evitar acidentes. Sugerimos também você utilizar uma madeirinha embaixo para que não tenha perigo de você furar a mesa.

Passo 9:

catavento de garrafa petcatavento de garrafa pet

Pinte o palito de picolé com a cor da sua preferência e depois fure a outra extremidade do palito.

Passo 10: 

catavento de garrafa petcatavento de garrafa petCorte as quatro pontas do quadrado em direção ao furo do meio. Sugerimos 7cm, mas vai depender do quão grande você cortou o seu quadrado. Por isso, tome base de que o recorte deve ficar 2 a 3cm do furo central. Está vendo o seu catavento tornando forma? Ele vai ficar lindo!

Passo 11:

catavento de garrafa petcatavento de garrafa pet

Encaixe o rebite no furo central do quadrado e junte todas as pontas no rebite, formando o catavento.

Passo 12:

catavento de garrafa pet Bata o rebite sem retirar o prego.

catavento de garrafa pet

Passo 13:

catavento de garrafa pet

Recorte o canudo do tamanho do rebite e encaixe o canudo no furo feito no palito de picolé.

catavento de garrafa pet

E  o seu catavento está prontinho e lindo! Nessa foto você consegue verificar como ficam as cores pintadas nas quadro pontas. Use a sua imaginação e utilize cores vibrantes que darão um efeito incrível quando o seu catavento girar!

catavento de garrafa petAs fotos são da revista Minuano.

DEIXE UMA RESPOSTA