Como “pintar” rosas brancas com as cores do arco-íris

3
2246

Rosas arco-íris podem ser um belo presente ou mesmo um elemento em qualquer decoração. E o melhor de tudo, é que as podes fazer em casa.

Vê só o passo a passo que se segue e descobre como criar esta magnífica arte floral.

1 – O tipo de rosas

rosas-arco-iris

Escolhe uma rosa branca. Começa com uma rosa branca ou levemente colorida. para conseguires criar um verdadeiro arco-íris. Para conseguires as cores mais puras, o melhor mesmo é a rosa totalmente branca.

Senão conseguires encontrar uma rosa branca, podes sempre usar uma cor de pêssego, amarelo pálido, rosa claro ou mesmo rosa.

Evita o uso de rosas vermelhas ou rosas de tons escuros; cores escuras não vão funcionar porque impedem que a cor que estás a usar se note.

Nota: A fase de crescimento da rosa poderá afetar a absorção do corante. Uma rosa que está perto de sua fase de floração, ou já em fase de floração, vai aceitar mais facilmente a cor do corante.

Por outro lado, se estiver em fase ainda de botão, vai demorar mais tempo, até conseguires o resultado final pretendido.

2 -Preparar a rosa

rosas-arco-iris_1

Apara o caule.

Corta o caule da rosa, mais ou menos no tamanho que queres que fique no final. Para determinares o comprimento necessário, coloca a rosa dentro do recipiente onde irás colocar os corante.

rosas-arco-iris_3

Não deve ser muito mais alto do que a altura do recipiente dos corantes, porque senão ficará muito pesada e vai ter tendência a vergar.

3 – Dividir o caule em secções.

Usa uma lâmina afiada para dividir a extremidade da haste em várias secções. Podes usar tanto uma tesoura ou uma faca, mas de qualquer forma, a ferramenta que escolheres deve de estar bem afiada.

rosas-arco-iris_4

A haste de uma rosa é bastante arborizada, e se usares uma lâmina cega, pode acabar por rasgar ou mesmo partir o caule em vez de o cortar.

rosas-arco-iris_5

O corte do caule deverá de ser feito no máximo em quatro secções e deves de deixar cerca de 2,5 cm a 3 cm de  distância da base das pétalas, caso a altura da rosa seja pequena.

Se o cortares em demasiado, corres o risco de enfraquecer a haste e a rosa perder toda a sua força. Tem em atenção que o número de secções que escolheres, irá determinar o número de cores do teu arco-íris.

4  – Adiciona as cores

Mistura várias cores de corante alimentar com água, nos recipientes que escolheste. Poderás usar copos de cozinha altos. Os melhores recipientes são estreitos e altos.

Escolhe uma cor diferente para cada recipiente.

rosas-arco-iris_8
Como já referi atrás, o número de cores deve corresponder ao número de secções em que dividiste o caule.

Quanto mais corante alimentar usares, mais brilhantes e fortes ficarão as cores da tua rosa arco-íris.

5 – Coloca as rosas

Evita o uso de recipientes com bocas largas para que não haja necessidade de abrir muito o caule da rosa.

rosas-arco-iris_9

Coloca cada secção do caule dentro de um recipiente diferente e certifica-te de que as secções cortadas estão bem imersas na água.

Cuidado ao fazeres este processo, pois as hastes cortadas estão bastante frágeis e poderás parti-las facilmente.

rosas-arco-iris_10

Este deverá de ser o aspeto final. Junta bem os recipientes para não forçar as hastes. Poderás também colocar mais do que uma rosa.

Tem em atenção é ao tamanho do caule, pois terão que ser um pouco maiores para facilitar a colocação na água.

6 – Deixa descansar

Deixa as rosas descansarem por alguns dias.

rosas-arco-iris_11

Deverás de  notar alguma mudança de cor nos primeiros 30 minutos, mas para um arco-íris vibrante, tens de deixar ficar por alguns dias a rosa no seu banho colorido.

Pode demorar uma semana até as cores se tornarem realmente vibrantes, mas depois de um único dia, cada uma das pétalas deverá de começar a ganhar a sua cor.

rosas-arco-iris_12

Este resultado magnífico é devido ao fato de as pétalas da rosa estarem a ser hidratadas pela água com corantes que acabam por ficar lá depositados, criando este aspeto de arco-íris.

Como as pétalas são brancas (ou de cores claras), rapidamente verificarás a mudança de cor.

rosas-arco-iris_13

3 COMENTÁRIOS

  1. Por favor me diga o que faser pras minhas rosas ainda no coranta logo no 2 dia já estão feias e resecadas as folhas já caindo. Será q nao estou fasendo o procedimento corret
    Obrigado

    • Olá Concita,

      se seguiu todos os passos, deveria de funcionar bem. No entanto, o fato de as rosas murcharem muito depressa, pode ser por diversos fatores:
      – As rosas não devem de estar expostas diretamente a luz do sol e devem ficar num ambiente seco e fresco;
      – O caule deve ser cortado na diagonal (isto é importante para que a flor receba água com mais facilidade). Assim que reparar que as rosas estão a perder a força, corte mais um pouco do caule na diagonal, mas com cuidado, uma vez que o caule está dividido e muito frágil;
      – Poderá também adicionar à àgua como uma pitada de açúcar e umas gotas de lixivia em cada recipiente;
      – Retire a folhagem morta e os espinhos das rosas. Especialmente os que ficam abaixo do nível da água. As folhas submersas provocam o crescimento de bactérias e diminuem o tempo de vida das rosas.
      – Tente apanhar as rosas ainda em botão. Duram mais tempo assim e irão abrir já coloridas.

      Espero que tenha ajudado de alguma maneira, a solucionar o problema…
      Obrigado pelo seu comentário e não deixe de partilhar connosco depois o resultado!

      Sofia Santos

  2. Olá boa noite me esclarece algumas duvidas por favor. Bom eu achei muito poucos vídeos sobre rosas arco íris . Em um deles a mulher fez rosas azuis bom ela cortou só uma parte da rosa e colocou na agua com o corante e foi pegando aos poucos a cor .Ela cortou duas vezes e deu pra ver que a cor pigmentou muito bem a rosa. E teve outros vídeos que a cor pigmentou pouco a cor muito mesmo …Bom tem como fazer o mesmo procedimento só que com o corante preto. Enquanto a saúde da rosa no procedimento ela vai começando a muxa e isso vai deixa uma rosa meio que feia.

DEIXE UMA RESPOSTA