Como reciclar uma Caixa de Papelão de forma criativa

0
3309

Muitas vezes precisamos de algumas caixas para organizar diferentes objetos em casa. Podemos reciclar caixas de papelão com um pouco de tecido e cola, transformando assim a reciclagem numa verdadeira arte.

Pode utilizar estas caixas para colocar, por exemplo, pequenas toalhas de rosto e decorar o seu banheiro. Ideal para banheiros pequenos e que não tenham muito armazenamento.

[alert-success]Artigos Relacionados: 14 Ideias para decorar banheiros pequenos [/alert-success]

As caixas de papelão personalizadas também são perfeitas para armazenar e organizar brinquedos em quartos de criança, itens no escritório, material de artesanato, etc. Decore-as com tecidos alegres e combine com as cores da divisão.

Ninguém vai perceber que são caixas de papelão recicladas!.

Vai precisar de:

  • Caixa de papelão
  • Tecido à sua escolha
  • Cola branca e pincel
  • Lápis
  • Tesoura
  • X-ato ou faca

Como reciclar Caixa de Papelão

Primeiro vai precisar de cortar todas as abas de uma lado da caixa, que será a parte superior, onde irá colocar os seus objetos para armazenar.

reciclar-caixa-de-papelao-1

reciclar-caixa-de-papelao-2

De seguida, corte umas tiras do tecido para fazer as alças da caixa. Deverão de ter aproximadamente 2 cm de largura. Para isso, corte duas tiras com 4 cm de largura e dobre-as ao meio. Para o comprimento e utilizando uma caixa de papelão média, 50 cm deve de ser o suficiente.

Para caixas de cartão maiores ou mesmo mais pequenas, deve de ajustar as alças no tamanho que achar melhor. Costura as tiras no sentido do comprimento, de maneira a ficar com uma tira dupla.

reciclar-caixa-de-papelao-3

Trace uma linha com o lápis nas laterias da caixa de papelão, a cerca de 10 cm do topo, para colocar as alças. Com a ajuda de um x-ato ou de uma faca, faça um pequeno corte com 2 cm para conseguir enfiar a alça na parte de dentro da caixa. Precisa de 12 cortes por cada lado.

Aqui, terá que medir a lateral da sua caixa de papelão e fazer os corte com cerca de 20 cm de distância um do outro. Mais uma vez, para caixas de papelão maiores ou menores estas medidas podem não se adaptar.

reciclar-caixa-de-papelao-4

Coloque a caixa sobre o tecido e contorne com um lápis a base. Tenha em atenção que deverá de colocar o tecido centrado, de maneira que o restante tecido seja suficiente para forrar a restante caixa de papelão.

reciclar-caixa-de-papelao-5

Aplique um pouco de cole na base da caixa e cole o tecido marcado sobre a mesma.

reciclar-caixa-de-papelao-6

Estique bem o tecido à medida que a cola vai secando, para que fique bem liso.

reciclar-caixa-de-papelao-7

Comece então a colar as laterais da caixa. Aplique um pouco de cola, e da mesma maneira que a base, estique bem o tecido para ficar bem liso. Nos cantos da caixa, dobre um pouco do tecido para dentro, de maneira a ficar com um acabamento perfeito.

reciclar-caixa-de-papelao-8

Pode ser necessário cortar um pouco do tecido extra, para não ficar muito cheio nesse sítio. Use alfinetes para segurar o tecido que não está colado ainda.

reciclar-caixa-de-papelao-9

Tente sempre esticar bem o tecido na hora de colar.

reciclar-caixa-de-papelao-10

Repita o processo até terminar os 4 lados da caixa de papelão.

reciclar-caixa-de-papelao-11

reciclar-caixa-de-papelao-12

reciclar-caixa-de-papelao-13

Na parte superior da caixa, faça um pequena dobra e cole para não sair do lugar. Por fim, comece então a colar o restante tecido que sobrou, dobramdo-o para o interior da caixa.  Aplique bastanet cola nos cantos, onde o tecido se sobrepõe.

reciclar-caixa-de-papelao-14

reciclar-caixa-de-papelao-15

Faça um pequeno corte no tecido, mesmo por cima do corte inicial que fez na caixa para colocar as alças. Com a ajuda de um lápis, empurre a alça para dentro.

reciclar-caixa-de-papelao-16

Cole as pontas das alças com um pouco de cola e reforce-as colocando um pedaço de papelão com bastante cola, para que não saiam do lugar na altura de segurar a caixa pelas alças.

reciclar-caixa-de-papelao-17

reciclar-caixa-de-papelao-18

Deixe secar muito bem todo o trabalho, antes de colocar qualquer peso na sua caixa de papelão personalizada.

reciclar-caixa-de-papelao-19

E ficou linda! Agora pode decorar a sua casa, através da reciclagem de caixas de papelão.

reciclar-caixa-de-papelao-20

Gostou? Deixe o seu comentário e partilhe com os amigos através da nossa página no Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA