Cores para decoração: que cores ficam bem com o azul?

0
20350

2048x1365_-cores-ficam-bem-azul

Existem várias cores para decoração e são várias as combinações que podes fazer. Muitas das vezes, quando as pessoas são sondadas sobre a sua cor preferida para decorar, reinam quase sempre os supremos azuis.

Alguns preferem os tons mais claros, como azul gelo ou spa, enquanto outros, os tons mais ricos como  o marinho ou índigo.

Tons de azul são normalmente associados com serenidade e sofisticação e são igualmente atraentes para homens e mulheres.

O azul é uma cor que atua como um neutro, o que significa que não há nenhuma cor que não combine com azul.  Dá uma olhada nos exemplos a seguir.

Azul e areia

Areia-e-mar

Tons aguados de azul invocam sentimentos associados com o mar. Combina azuis suaves com verdes claros e um tom neutro de areia para criar um ambiente que lembre o mar.

Repetindo tanto o azul bronzeado ou o pálido com tecidos, roupas de cama, tapetes e móveis pintados cria um retiro calmo e relaxante num quarto principal ou num quarto para hóspedes.

Azul e laranja

azul-e-laranja

Um dos espaços da casa que mais utilizamos é a cozinha, onde as refeições são preparadas e tempo entre a família e amigos é compartilhado.

Uma ilha pintada de azul equilibra os armários e bancadas brancas ao redor na cozinha de forma acolhedora.

Acessórios adicionais azuis podem ser incluídos na decoração, tais como vasos de plantas, toalhas de cozinha ou mesmo almofadas.

O laranja está no lado oposto do azul na roda de cores e é o complemento perfeito. Basta então colocar alguns acessórios adicionais nestes tons citricos, para que o ambiente se torne completamente natural.

Azul e verde

azul-e-verde

Azul e verde  são cores frias e são vizinhos na roda das cores, andam sempre juntos.
Esta sala de estar em tons de azul cerúleo  é equilibrada por um verde maçã igualmente ousado.

Com inspiração no quadro de parede, alguns têxteis com um fundo geométrico em tons damasco, acentuam a impressão nas poltronas de veludo.

Azul e roxo orquídea

azul-e-orquídea

Roxo fica ao lado do azul na roda das cores e no lado oposto ao verde, compartilhando a mesma classificação como uma cor fria.

Se usares azuis pálidos na decoração, evita criar o efeito “Cesta de Páscoa”, utilizando demasiados tons pastéis e, como alternativa, opta por tons vívidos ou profundos como o roxo orquídea.

Azul e coral

azul-e-coral

Introduz um pouco de feminilidade a um espaço com tons rosa pálido, coral, ou mesmo damasco. Esta sala de estar aconchegante é inspirada no tecido listrado das almofadas decorativas.

O azul pálido e aguado aparece nas paredes pintadas e os corais mais intensos e alegres na porta de entrada.

Azul e madeira

azul-e-madeira

Paredes pintadas num azul lousa sofisticado e com mobiliário em madeira criam um bom acabamento.

Elementos texturais tais como cestos de verga, puf’s, um tapete aconchegante e até lâmpadas contemporâneas com um acabamento de latão polido, completam o “look” aconchegante nesta sala de estar.

Azul e vermelho

azul-e-vermelho

Nenhuma combinação de cores é mais “Americana” do que o azul e vermelho, e esse par patriótico fica bem em qualquer espaço.

Nesta alegre cozinha, decoração vermelha em tons latinos e uma pilha de tigelas de cerâmica em cima de uma toalha de mesa azul fresco, tornam o espaço inspirador e caprichoso, criando uma cozinha do género de casa de campo.

Azul e neutros

azul-e-neutros

Acessórios azuis, como as lâmpadas decorativas,as mantas ou almofadas, e o mobiliário clássico num cenário neutro, tornam o espaço muito atrativo e com lembranças do Mediterrâneo e dos mares tropicais.

O azul cobalto e o azul mónaco são mais brilhantes e mais ousados do que pastéis, e tornam este conjunto numa combinação perfeita.

Azul e Branco

azul e branco

Uma casa de banho azul e branca é inegavelmente chique. Adiciona um pouco de papel de parede azul com algum motivo, como por exemplo uma brilhante geometria, ou mesmo um floral suave e sutil.

Vais ver que o espaço vai ficar extremamente bonito, “limpo” e acolhedor.

Azul monocromático

azuis-monocromáticos

Os apaixondaos pelo azul vão ficar inspirados com este aspeto de várias camadas. Combinações de várias tonalidades de azul claro e de azul escuro realçam a tranquilidade do espaço.

As paredes foram pintadas num azul céu, assim como as cortinas de linho; o toque da lâmpada cerâmica em azul àgua; os têxteis são variados e incluem uma grande escala de azul marinho com padrões “Ikat”; um padrão geométrico mais pequeno nas almofadas; uma listra clássica nos pequenos bancos; toques de latão, uma consola “vintage” e sisal na capete.

DEIXE UMA RESPOSTA