Congelar alimentos perde os nutrientes? Não necessariamente!

Congelar os alimentos não faz com que percam suas propriedades nutritivas. O impacto sobre a perda de valor nutricional é quase nulo. Nas carnes, aves e peixes, o congelamento praticamente não afeta o conteúdo das proteínas. Vou trazer neste post dicas de quais são as melhores formas de congelamento de alimentos. Além disso, vou também trazer quais os alimentos que não são indicados congelar, pois perdem a originalidade da textura, do gosto e um pouco mais dos nutrientes.

como congelar alimentos

Dicas de como congelar alimentos: o que NÃO congelar

Vamos então iniciar com o que não é indicado congelar. Para isso, farei uma lista rápida e simples dos alimentos que perdem a textura, uma percentagem considerável de nutrientes ou o gosto original.

Os alimentos que não são indicados passar pelo processo de congelamento são: tomate, batata, pepino, rabanete, salsão, verduras de folha (rúcula, couve, agrião, alface, almeirão), ovo, iogurte, maionese, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, banana e pera.

A banana ou a pera, por sua vez, se for utilizada para fazer uma batida depois de congelada, pode passar pelo congelamento.

como congelar alimentos

Dicas para congelar alimentos: VEGETAIS

Se o seu interesse é congelar vegetais, os princípios básicos para que eles sejam congelados é: estar frescos, higienizados e com textura firme. Quase todos os vegetais podem ser congelados, exceto os que você tem como objetivo comer crus ou os que estão na lista ali de cima.

O primeiro passo para o congelamento é você pré-cozinhar os alimentos, utilizando a técnica do branqueamento. O branqueamento consiste na preparação de alimentos em que os vegetais são cozidos por um curto período de tempo – em água fervente ou vapor – e depois são esfriados rapidamente com água gelado. Essa técnica existe para preservar a cor e a textura dos vegetais.

Depois disso, você pode colocar os vegetais em um saquinho e armazenar no freezer.

como congelar alimentos

Você pode separa cada saquinho com um vegetais ou fazer uma mistura de vários em porções menores para uma refeição. Isso dependerá de como você planeja as refeições da sua semana.

como congelar alimentos

Outra opção é você colocar em potinhos separados. O contra desse método é que é difícil separa uma porção menor do alimento, pois depois de congelado ele fica rígido e difícil de separa uma unidade do vegetal ou da fruta de outra, por exemplo.

como congelar alimentoscomo congelar alimentos

Dicas para congelar alimentos: FRUTAS

Excluindo a banana e a pera, todas as frutas podem ser congeladas. Inteiras ou em pedaços, o importante é que você coloque-as no congelador devidamente higienizadas. O uso mais indicado após o congelamento das frutas, é no preparo de doces em calda, geleias, purês, sucos, vitaminas, sobremesas, sorvetes, recheios de bolo.

O congelamento de frutas pode ser feito de duas maneiras:

– In Natura: lave muito bem todas as frutas, descasque e retire as sementes. Ao colocá-las em sacos plásticos. Esse método é válido por 4 meses.

– Polpa : depois de lavadas, descasque, retire as sementes e bata tudo no liquidificador. Adicione uma gotinha de limão para evitar que escureçam (dica de ouro!), disponha em potinhos bem fechados. Leve ao freezer e consuma em até 12 meses. A polpa é indicada pra fazer sucos e vitaminas. Fica com um gosto bem diferenciado e muito gostoso, tente fazer em casa. As frutas vermelhas são ótimas para congelar!

como congelar alimentos

Gostou deste post? Deixe o seu comentário e compartilhe com os  seus amigos utilizando os botões de compartilhamento logo abaixo!

Um abraço e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA