Como utilizar o sal na limpeza

0
853

Sabias que o sal é um ótimo desinfetante e um magnífico ingrediente na limpeza de certos objetos? O sal é um excelente agente de limpeza , por si só ou em combinação com outras substâncias.

Uma solução de sal e aguarrás restaura a brancura das banheiras de esmalte amareladas e lavatórios . Uma pasta de sal e vinagre limpa latão manchado ou cobre. O sal também ajuda a destruir traças e a afastar formigas.

Pois é, o sal de cozinha não serve apenas para temperar a comida. Tem muitas outras utilidades. Deixo aqui algumas:

Limpeza de bronze

Mistura partes iguais de sal, farinha e vinagre para fazer uma pasta , esfrega a pasta sobre o o objeto de latão e deixa por uma hora ou mais.

De seguida, limpa com um pano macio ou com uma escova e lustra com um pano seco . Latão limpo e brilhante!

Limpeza de vime

Para evitar o amarelecimento em móveis ou decorções de vime, esfrega com uma escova de dentes humedecida com água salgada morna e deixa secar no sol.

Limpar manchas de graxa em tapetes

Algumas manchas de graxa podem ser removidas de tapetes ou carpetes com uma solução de uma parte de sal e quatro partes de álcool. Esfregue bem mas com cuidado para não danificar o tapete ou a carpete.

Remoção de manchas de vinho

Se por acidente entornares vinho sobre a mesa ou mesmo sobre uma peça de roupa, deves de imediato enxugar o máximo possível com um pano e colocar sal por cima da nódoa. O sal irá absorver o vinho restante.

Depois lava a toalha / roupa com água fria, retira os restos do sal e deixa secar.

sal-limpeza

Restaurar esponjas

Dá uma nova vida às tuas esponjas , mergulhando-as em água fria salgada depois de serem lavadas.

Reduzir espuma

Se por algum motivo a tua máquina de lavar loiça fizer muitas espuma, coloca um pouco de sal sobre a espuma que ela irá abater.

Aumentar o brilho cores

Lava os cortinados coloridos ou mesmo tapetes laváveis numa solução de água salgada para iluminar as cores . Dá brilho a tapetes desbotados, esfregando-os rapidamente com um pano húmido com uma solução de água salgada forte.

Remoção de manchas de suor

Adiciona quatro colheres de sopa de sal para um litro de água quente. Coloca sobre as manchas de suor e deixa ficar até as manchas desaparecerem. Depois é só lavar normlamente.

Iluminando algodões amarelados ou lençóis

Ferve os tecidos amarelados por uma hora numa solução de sal e bicarbonato de sódio. O amarelado irá desaparecer.

Remoção de manchas de sangue

Mergulha a roupa manchada em água fria salgada. Em seguida, lava com água morna e  sabão. Ferve a peça após a lavagem . (Utiliza apenas peças em algodão, linho ou outras fibras naturais que podem ser lavadas a temperaturas muito altas.)

Remoção de mofo ou manchas de ferrugem

Humedeçe os pontos manchados com uma mistura de sumo de limão e sal. Em seguida coloca a peça ao sol até branquear e lava normalmente.

Limpar tanques de peixes

Esfrega o interior do tanque de peixe com sal para remover os depósitos de água dura e  em seguida enxagua muito bem com água limpa, antes de voltares a colocar os peixes. Usa apenas sal simples, não iodado.

Sapatos limpinhos

Se queres manter as bactérias e o mal cheiro longe dos teus pés, polvilha sal nos sapatos após o uso. Ele puxa a humidade da transpiração e todas as bactérias.

sapatos-lipos-com-sal

Salva as cores da tua roupa

Na hora de lavar as roupas sempre temos medo que ela perca a cor. Para evitares que isso aconteça, coloca 1 colher (sopa) de sal para cada 10 litros de água na lavagem e enxagua.

Pulgas nunca mais

Se tens um animal de estimação, sabes com certeza como é horrivel ter pulgas pela casa. Para evitares que isso aconteça, polvilha sal nos cantos, nos tapetes e carpetes e deixa por algumas horas.

Depois é só tirar tudo com o aspirador de pó. As larvas das pulgas são desidratadas pelo sal e morrem na hora.

Móveis sem manchas

Elimina as manchas brancas sobre os móveis de madeira, depois de colocares um copo ou algo molhado. Aplica uma camada de óleo de cozinha e sal sobre a mancha, esfrega suavemente, deixa por uma hora e, então, retira.

Panelas com gordura

Para tirar aquela gordura mais forte das panelas, basta colocares um pouco de sal e espregar com papel de cozinha. Depois reforça normalmente com um esfregão e detergente de loiça.

Chão sempre limpo

Limpa os pisos de toda a casa. Adiciona num balde com água morna, meia xícara de sal. Limpa normalmente, como de costume. Se o piso for de madeira, ele terá mais brilho e se for de cerâmica, evitará que fique sujo tão depressa.

Cafeteiras limpinhas

Para limpares a tua cafeteira das manchas e do cheiro do café “usado”, coloca a água normalmente e adiciona 4 colheres de sopa de sal. Depois é só ligares a máquina e deixares a água correr, como se estivesses a fazer café…mas sem café!

Limpar copos manchados

Poderás tirar as manchas de chá ou de cfé de copos e chávenas de esfregares com sal.

Limpeza do forno

Sal e canela é a mistura ideal para retirar o cheiro de comida queimada no forno. Polvilha pitadas de sal e de canela nos derrames enquanto o forno ainda estiver quente e quando estiver seco, basta remover as manchas com uma  escova dura ou um pano .

Panelas de cobre

Remove as manchas das panelas de cobre colocando um pouco de sal na área e esfregar com limão ou um pano embebido em vinagre .

panelas-cobre

Sem amarelo

Limpa as teclas amareladas do piano. Coloca sal e sumo de limão num pano macio e com ele esfrega a área amarelada para ir removendo as manchas. O mesmo tratamento pode ser usado em peças de mármore ou de marfim.

Desinfetar recipientes fechados

O sal desinfeta garrafas térmicas e outros recipientes fechados do mau-cheiro. Basta colocares sal e um pouco de água, abanar bem e enxaguar.

Frigorifico sem cheiros

Desodoriza e limpa o teu frigorifico com sal. Aplica sal e água com gás na porta e dentro do frigorifico por alguns minutos antes de descongelar ou limpar.

Limpar ralos de pia

Despeja uma forte salmoura para o ralo da pia da cozinha regularmente para eliminares odores e evitares que gorduras se acumulem .

Tábuas de cortar

Depois de lavá-las com água e sabão , esfrega as tábuas com um pano húmido e com sal. Elas ficarão mais brilhantes e macias.

Limpeza de vasos de flores

Para remover os depósitos causados ​​por flores e água , esfrega com sal . Se não conseguires alcançar os depósitos para esfregá-los , coloca uma solução forte de sal e água no vaso e agita , depois lava o vaso com água e sabão.

DEIXE UMA RESPOSTA