Dicas importantes na decoração do quarto do teu bebé

0
869

Existe uma rotina para quase tudo na vida de um bebé. A rotina para mudar a fralda, a rotina para dormir, a rotina para brincar, a rotina para comer…

Todos os bebés têm necessidades e exigências específicas que podem ser controladas facilmente com

uma decoração e um layout trabalhado de modo a tornar a tua vida muito mais fácil.

Utilizar estratégias nas rotinas é a chave para que tudo funcione bem.

A rotina para mudar a fralda

Aqui, a segurança é a tua prioridade.

É ideal teres todos os objetos necessários para mudares a fralda ou mesmo vesti-lo ao alcance de um braço para que nunca tenhas que te afastar ou deixá-lo sozinho.

dicas-para-quarto-de-bebe-1
Poderás optar por transformares a cómoda, numa mesa de mudas para que fiques mais perto  e com fácil acesso às roupinhas do bebé, das fraldas, dos toalhetes e do desinfetante para as mãos que poderão ficar nas gavetas logo por baixo.

Ao lado, coloca o balde para o lixo para que não tenhas que te deslocares.

Um layout eficiente contribui para que consigas mudanças rápidas e menos cansativas para o ti e para o teu bebé.

O conforto do quarto

Até te tornares mãe, poderás não apreciar plenamente a importância de uma boa rotina de sono e os rituais que sinalizam o bebé que está na hora de dormir.

Obter um ambiente propício ao sono é fundamental para o teu bebé, e com os sinais certos, o processo será muito mais fácil.

Investe numa cadeira / sofá confortável (ou mesmo uma cadeira-baloiço) para leres histórias, cantares canções e até embalar o teu bebé.

É muito importante tornar este espaço agradável tanto para ti como para o bebé, pois acredita que irás passar algum tempo lá…

Também poderás colocar um puff sob os pés para um conforto extra.

Ao alcance deverás ter também os livros, um leitor de música e um candeeiro de mesa. Se estes objetos não estiverem à distância de um braço, poderás encontrar a necessidade de te levantares na altura menos apropriada.

dicas-para-quarto-de-bebe-3

O berço deverá de ficar contra uma parede e de preferência perto de uma janela.

Se colocares prateleiras nas paredes, deverás de ter em atenção a altura das mesmas. Estas deverão de ficar relativamente altas e longe do berço, para que o teu bebé não caia em tentação de as trepar, quando começar a movimentar-se mais.

O escurecimento do quarto é altamente recomendado. Umas cortinas são fundamentais para que possas criar um ambiente mais escuro e criar um clima adequado para o teu bebé adormecer mais rapidamente.

No entanto tem em atenção que se os teus cortinados tiverem cordas para abertura, deverás de as colocar a uma altura segura de modo que o bebé não as alcance.

Esta é uma medida de segurança muito importante…e são nas mais pequenas coisas que estão os maiores riscos!

A zona de brincar

Mesmo que tenhas um espaço para o teu bebé brincar fora do quartinho dele, deverás de ter igualmente um dentro do quarto, para que ele se aperceba de que aquele espaço não é apenas para dormir e que também se pode divertir nele.

dicas-para-quarto-de-bebe-2

No entanto, deverás de ter em conta alguns aspetos.

Arranja um espaço, suficiente apenas para colocares um cestinho com alguns brinquedos, pois é importante não encher o quarto cheio de distrações.

Certifica-te de que o cesto não está perto do berço, para não chamar a atenção do teu bebé na hora de dormir.
Distrações perto do berço podem dificultar a hora de descanço dele.

Coloca um tapete confortável na área de brincar.

Estás a decorar o quarto do teu bebé? E que tal partilhares connosco a tua experiência? Estas dicas foram importantes para ti?

Deixa o teu comentário…

DEIXE UMA RESPOSTA