DIY: Porta-velas decorativo em argila… Super fácil!

2
1611

Sou particularmente fã de projetos que envolvam argila ou massa de modelar.

A massa de modelar ou mesmo a argila ou o barro, são produtos fáceis de encontrar, fáceis de trabalhar e têm uma vantagem muito importante: se te enganares ou se o teu projeto sofrer algum acidente, podes sempre voltar a esmagá-lo numa bola e começar de novo! 🙂

Porta velas argila 1

Também sou fã de todo o tipo de velas, e de porta-velas, pois adoro o ambiente de casa com várias velas acessas.

E assim sendo, deixo aqui mais um projeto para um porta-velas super decorativo e super fácil de fazer.

 Vais precisar de:

– Argila branca (esta tem que ir ao forno) ou massa de modelar

– Tapete e um rolo da massa (anti-aderente)

– Régua

– X-ato / faca

– Palinhas

– Objeto redondo (pode ser um copo/cortador de bolachas, etc)

Como fazer?

Este porta-velas é feito em duas partes – a base redonda e a lateral que é em forma retangular que é enrolada em torno da base para criar um cilindro.

Tem em mente de que se o circulo para a base tiver um diâmetro de 8 cm (por exemplo), a largura do teu retângulo também tem que ser de 8 cm. Quanto à altura do teu retângulo, esta pode ser à tua escolha. Poderás fazer várias com alturas diferentes.

Porta velas argila 4

Começa por colocar a tua massa/argila no tapete e com o rolo, faz um retângulo um pouco maior do que o tamanho do retângulo da tua vela, de acordo com as medidas que escolheste e com uma espessura de mais ou menos 6 mm.

Porta velas argila 2

Usa uma palinha para fazeres os buracos aleatoriamente.

Podes fazer quantos buracos quiseres, mas tem em atenção de que se tiveres mais buracos do que massa, pode ser um pouco difícil conseguires colocares o teu porta-velas em pé depois.

Porta velas argila 11

No fim de fazeres os buracos todos, mede o retângulo para o teu porta-velas e retira os execssos de massa com a ajuda de uma régua e de um x-ato.

Poderás também optar por cortar primeiro o retângulo já com as medidas finais e fazer depois os buracos, mas poderás ter no final um retângulo com medidas diferentes das inicias, uma vez que ao fazeres os buracos, a massa sofre sempre uma pequena alteração.

Porta velas argila 5

Estica um pouco mais de massa para fazeres a base, com a mesma espessura que o teu retângulo. Usa um cortador redondo ou qualquer outro objeto.

Porta velas argila 6

Enrola o retângulo em torno da base com a ajuda dos teus dedos, de maneira que os lados do retângulo se juntem. Muito suavemente, vai unindo as duas bordas de baixo para cima, e sem fazer muita pressão.

Esta etapa requer paciência e delicadeza. Leva o teu tempo e não tenhas pressa.

Porta velas argila 10

Coze-a de acordo com as instruções da embalagem (no caso de utilizares argila) ou deixa secar (se optares por usar massa de modelar).

Porta velas argila 8

Fonte

E o teu porta-velas está pronto e super decorativo!

O fato de ser branco, torna este objeto decorativo muito fresco e limpo. Podes também usar argila com cor ou optar por pintá-lo a gosto.

Também podes fazer buracos com vários tamanhos, criar palavras com os buracos ou simplesmente decorá-lo com um monograma.

Usa a tua criatividade e partilha connosco os teus projetos.

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA