A cabeceira da cama pode custar caro se você for comprar em uma loja. Porém, uma alternativa muito utilizada por aqueles que adoram encarar um desafio e fazer projetos de construção de móveis em casa é realmente construir a sua própria cabeceira e deixar o quarto mais a cara deles. Neste post, ensinaremos um passo a passo de como fazer uma cabeceira de madeira com a opção de colocar uma foto central para decorar.  Você é livre para usar a sua criatividade e decorar a sua cabeceira de outras formas também.

No final deste post, colocarei algumas inspirações para que você tenha algumas outras ideias para decorar a sua cabeceira de madeira.

cabeceira de madeiraPara esse projeto, você vai precisar de:

  • Serra de esquadria
  • Balde e esfregão
  • Ferramenta de parafusamento
  • Trena e nível
  • Parafusos de madeira ( tamanho depende da espessura da madeira escolhida )
  • Madeiras
  • Uma fotografia impressa em tamanho poster
  • Selador ou verniz
  • Lixa

Vamos para o passo a passo desta cabeceira de madeira?

Passo 1

Determine o tamanho de sua cabeceira. Use diferentes espécies de madeira em várias larguras para obter um olhar variada. Corte a madeira com comprimentos tentando ao máximo todos terem a mesma altura.

 

Passo 2:

Coloque em uma superfície plana aleatoriamente os pedaços de madeira até chegar a sua largura desejada para a cabeceira da cama. Note que realmente foram escolhidas cores e larguras diferentes das madeiras, pois o objetivo era dar o ar rústico.

cabeceira de madeira

Passo 3:

Utilizou-se uma placa longa através da parte superior, duas peças verticais para o lado da obra de arte, e duas peças horizontais menores – uma para a parte inferior do quadro e um para servir como suporte na parte inferior da cabeceira da cama.

cabeceira de madeira

Passo 4:

Alinha as madeiras para formar a cabeceira, lembre de colocar a parte da frente das madeiras virada para baixo, pois a frente da sua cabeceira estará virada para o chão neste passo. Parafuse as peças de cabeceira nas peças da estrutura horizontal. Certifique-se de usar parafusos que não irão atravessar a estrutura. Verifique se que as peças de cabeceira estão niveladas antes de fixá-las.

cabeceira de madeira

Passo 5:

Depois de prender todas as madeiras, vire a cabeceira e é hora de medir onde você irá prender as duas madeiras menores que segurarão a sua fotografia ou quadro. Depois de medir, fixe as madeiras na posição correta já com o quadro ou fotografia nele. Envernizar a peça inteira. Deixe secar, em seguida, repita. Em seguida, deixe secar por alguns dias.

cabeceira de madeira

Passo 5:

É hora de colocar a cabeceira na sua cama. E ela ficará assim:

cabeceira de madeira

Você pode ainda  colorir a madeira bem de cima, se quiser, ou todas com as cores da sua preferência. Você também pode colocar quadrinhos menores em toda a extensão da cabeceira, se quiser ou simplesmente não colocar nada e deixar um móvel mais clean.

O mais bacana de poder fazer os seus móveis é que você pode fazer como quiser, com a sua cara e é muito provável que ninguém mais terá um móvel igual ao seu.

Como prometido, seguem aqui algumas outras inspirações de cabeceira de madeira que você pode fazer na sua casa:

cabeceira de madeiracabeceira de madeiracabeceira de madeiracabeceira de madeiracabeceira de madeira

Um abraço e até a próxima!

Fotografias do passo a passo: http://www.diynetwork.com/

DEIXE UMA RESPOSTA