Quem costura sabe o quanto de retalho que sobre em cada trabalho que finalizamos. Mas, os retalhos são muito bem vindos quando usamos a criatividade e utilizamo-os para outros trabalhos. Por isso, resolvermos trazer neste post inspirações e dicas de como decorar pano de prato com retalhos.

Fotografias de: diaryofaquiltmaven.blogspot.com.br

Vamos aos materiais. Para realizar esse projeto de como decorar pano de prato com retalhos, você vai precisar de:

  • 1 pano de prato
  • Retalhos de tecidos com as cores ou as estampas que você tem em casa
  • Sianinha de sua preferência
  • Linha para costura com a cor combinando com os materiais escolhidos
  • Tesoura comum
  • Fita métrica
  • Alfinetes para costura
  • Máquina de costura
  • Giz ou lápis para costura

decorar pano de prato com retalhosdecorar pano de prato com retalhos

 

 

 

 

 

Separe os materiais no seu espaço de costura para que tudo fique a mão e você não precise ficar pegando cada material de vez. O pano de prato pode ser comprado totalmente branco nas lojas de tecido e você pode fazer apenas uma bainha simples neles.

 

PASSO 1

Meça a largura do pano de prato e coloque os tecidos baseado na largura. Neste exemplo, cortamos em quadrados os retalhos, porém dependendo de quanto retalho você tiver, você pode montar esse mosaico de outra forma.

decorar pano de prato com retalhos

PASSO 2:

Costure um quadrado no outro, ou se você cortou retângulo ou a forma como você cortou. O importante deste passo é realmente colar um no outro para que você abranja todo o comprimento do pano de prato. Corte as pontas se você precisar.

decorar pano de prato com retalhos

PASSO 3:

Costure no pano de prato os retalhos. Agora, seu pano inicia o processo de decoração. Veja a preocupação em combinar as cores, mesmo utilizando apenas retalhos. O bacana é que você pode ser criativo e combinar cores que você tem disponível ou simplesmente não combinar, deixar um pano de prato bem colorido. Isso vai depender da sua preferência e o melhor, seu pano de prato será exclusivo, ninguém terá igual! 🙂

decorar pano de prato com retalhos

PASSO 4:

Este passo é bem opcional. Você pode fazer detalhes de costura nos quadrados do pano de prato, se quiser. Olha como fica bacana. Neste exemplo, foi feito “x” nas costuras para dar um ar diferenciado nos retalhos. Gostou? Invente a sua forma de dar um charme no pano de prato.

decorar pano de prato com retalhos

PASSO 5:

Agora é a vez de você utilizar a bainha que você escolheu. Neste exemplo, foi utilizada uma bem simples, marrom, que combinou com o retalho escolhido.

Essa parte também é opcional e mais para acabamento.

decorar pano de prato com retalhos

Olha o processo em andamento. O mais bacana é que até a bainha pode ser retalho de outro trabalho que você tenha feito. Bacana, não é mesmo?

decorar pano de prato com retalhos

E o pano está pronto para ser usado, vendido ou dado de presente.

use a sua criatividade, neste caso por exemplo, uma bainha amarela também ficaria legal com as cores dos retalhos.

1 pano de prato; Retalhos de tecidos de sua preferência com as cores ou as estampas também de sua preferência; Sianinha de sua preferência com a cor, o estilo e o modelo também de sua preferência; Linha para costura com a cor combinando com os materiais escolhidos; Tesoura comum; Fita métrica; Alfinetes para costura; Máquina de costura; Ferro para passar roupas; Tesoura para picotar; Cola para tecido (opcional); Giz ou lápis para costura.

Veja agora algumas fotos inspirações que você pode fazer também. Tem até decoração festiva de natal com retalhos. Nesse exemplo o retalho foi colocado de outra forma no pano de prato e também ficou lindo.

decorar pano de prato com retalhos

Note que ele não tem a bainha decorativa e foram utilizados retalhos na diagonal. Também é uma fora de decorar pano de prato com retalho.

Olhe outros exemplos:

decorar pano de prato com retalhosdecorar pano de prato com retalhosdecorar pano de prato com retalhos

Espero que tenha gostado deste post!

Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA