O inverno está acabando e a primavera chegando. Esse fato anima muitas pessoas a arregaçarem as mangas, colocar luvas e ir para o jardim para fazer projetos Faça Você Mesmo relacionados a flores, jardins, plantas, etc. Pensando nisso, resolvi trazer esse projeto que ensinará a fazer um jardim de palete.

Além disso no final deste post, eu separei mais fotografias para vocês se inspirarem. O melhor dos projetos faça você mesmo é que não tem certo ou errado. O certo é o que e como você quer fazer. Da cor e do tamanho que você quer. Da maneira que você quer.

Faça você mesmo: Jardim de palete

Este exemplo que trazemos é um jardim de palete de suculentas, mas você pode adaptar utilizando as plantas que você quiser!

Para fazer esse projeto, você irá precisar de:

  • Um palete – um ótimo lugar de encontrar paletes usados de graça é nas feiras de mercados públicos ou grande feiras nas cidades. Se você preferir comprar, eu escrevi um post indicando lugares para fazer a compra: ONDE COMPRAR PALETES.
  • Lixa
  • Lona
  • Grampeador e grampos
  • Martelo e prego
  • Terra
  • Suculentas adoráveis ou outras plantas de escolha

jardim de palete

Passo a Passo 1:

Vamos deixar o palete bem lisinho e sem felpas. Para isso, lixe quaisquer pontos ásperos em seu palete.

Passo a Passo 2:

Agora é a hora de forrar o seu palete para depois não cair terra. Para isso pegue a lona, ou pode ser tecido de paisagismo também, que é um material mais caro, mas se você tiver em casa, melhor ainda. Forre bem a parte de traz do palete fazendo duas ou três camadas bem justas. Pegue o grampeador e os grampos e inicie a fixação. Fixe nos lados também. Para fazer os cantos, tem fotos abaixo que podem te ajudar.

Um bom acabamento é aquele que praticamente embrulha os cantos do palete como se fosse embrulhar um presente.

jardim de paletejardim de paletejardim de palete

Passo a Passo 3:

Levante o palete e comece a colocar a terra para depois plantar as suculentas. O único cuidado que você deve ter é não colocar muita terra para ter espaço suficiente para plantar as suculentas.

jardim de palete

Veja o processo de colocar a terra. Utilize as frestas entre uma madeira do palete e outra para colocar a terra dentro. Veja que a parte de baixo está forrada com o tecido, porém a parte de cima não.

jardim de palete

Passo a Passo 4:

Comece a plantar as suas plantinhas. Como sabemos neste projeto foram utilizadas suculentas, porém você pode utilizar a plantar da sua preferência. Inicie o processo de plantar de baixo para cima do palete. Adicione mais terra se precisar. Vai adicionando as suculentas até terminar os espaços entre um palete e outro.

jardim de paletejardim de paletejardim de palete

Passo a Passo 4:

Regue o seu jardim completamente e deixe-o na posição vertical durante 1 a 2 semanas para as plantas enraizarem. Depois, basta colocar na posição vertical e estará pronto o seu lindo jardim vertical de palete!

jardim de paletejardim de paletejardim de palete

Inspirações

Aqui trago fotos inspirações para você fazer outros jardins verticais, usando ou não palete e também caixotes de madeiras.

Esse por exemplo, tem tanto paletes quanto caixotes de madeiras.

jardim de palete

Já esse os paletes foram usados como floreiras.

jardim de palete

Esses são do mesmo estilho que ensinamos aqui no tutorial faça você mesmo.

jardim de palete

Veja como fica lindo com flores, bem colorido!

jardim de paletejardim de palete

Pegue uma ideia de uma inspiração, outra ideia de outra e faça o seu próprio projeto!

jardim de palete

Gostou deste post? Deixe o seu comentário e compartilhe com os  seus amigos utilizando os botões de compartilhamento logo abaixo!

Um abraço e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA