Organizar a cozinha é uma tarefa muito fácil quando temos em mente como organizar e quais os melhores lugares para cada coisa. Quando eu vi esse post no http://www.iheartorganizing.com/ eu logo lembrei de vocês, leitores do Mostardela. Portanto, todas as fotografias foram retiradas e tem créditos do site, mas eu coloco aqui as minhas dicas pessoais para ajudar a vocês a melhor organizar as suas cozinhas.

Faça você mesmo: organização da cozinha

faça você mesmo A cozinha usada neste projeto de organização foi essa, uma cozinha tipicamente americana, porém os princípios de organização são os mesmos.faça você mesmo

Dica 1:

O princípio básico da organização de qualquer ambiente é: cada coisa deve ter o seu devido lugar, pois se não qualquer lugar será lugar e tudo virará uma bagunça. Um exemplo bem bom é essa foto ao lado, onde cada alimento sem o seu lugar a as cestas são rotuladas com o nome que deve conter nelas.

faça você mesmofaça você mesmo

 

 

 

 

 

faça você mesmo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dica 2:

Organize os armários separando os ingredientes que você usa mais ou menos para que você tenha fácil acesso no que precisa. Utilizar o espaço das portas também pode ser uma forma de otimizar todos os espaços para tudo que você precisa.

faça você mesmo

Dica 3:

Utilize boxes de plásticos para separar todos os materiais, afim de que todos tenham o seu lugarzinho correto. Pense, se aquela tesoura não tiver lugar, ela pode estar em cima da mesa um dia, em cima da geladeira, ou perto do micro ondas.

faça você mesmo

Dica 4:

Encaixe uma coisa dentro da outra. Separe as tampas dos potes. Encaixe os potes maiores nos menores, que tenham o mesmo formato. O mesmo faça com as colheres.

faça você mesmo

faça você mesmofaça você mesmo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dica 6:

A geladeira faz parte da organização da cozinha. Uma geladeira mal organizada é sinônimo de desperdício. Por isso, novamente, encontre o lugar de cada coisa e mantenha aquela coisa no lugar correto. Neste projeto, a dona ainda rotulou algumas prateleiras da geladeira para ela não esquecer onde colocar o que. E veja como os boxes no freezer ajudam a tudo ficar organizado, sem aquele monte de sacos e potes por todos os  lados.

faça você mesmofaça você mesmofaça você mesmo

Dica 7:

Tenha certeza de que você tenha espaço suficiente para todos os talhes e facas. Quando o espaço não é grande o suficiente, as colheres vão caindo para o lugar das facas, os garfos para o lugar das colheres e tudo vira uma bagunça.

faça você mesmofaça você mesmo

Dica 8:

A parte da limpeza também deve ser organizada para que não aconteça desperdícios. Os panos bem dobrados e cada um no seu lugar. Utilize box de plástico ou separadores para deixar tudo direitinho.

faça você mesmofaça você mesmo

 

Agora não são dicas, mas inspirações de como foram feitas o restante da organização utilizando muitas dicas que citei acima.

Esse círculo de panelas pode ser planejado durante o processo de planejamento da cozinha, você só precisa ter um canto do armário maior para usar o sistema rotatório.

faça você mesmo

Copos, xícaras, pratos. Todos encaixados e no seu devido lugar.

faça você mesmofaça você mesmo

Um espaço especial para as bebidas, caso você não tenha o espaço do bar em casa.faça você mesmo

E os armários, sempre utilizando muitos boxes para melhor organizar. Neste armário foram guardados os alimentos que irão ser feitos durante a semana.

faça você mesmo

Batedeira e seus utensílios.

faça você mesmo

Os condimentos que não vão na geladeira, tudo em um só lugar.

faça você mesmofaça você mesmo

E aí, gostaram dessas dicas? Eu adorei! Não é tão difícil assim organizar, o mais difícil realmente é manter tudo no seu devido lugar com a correria do dia a dia.

Um abraço e até a próxima.

Créditos de todas as fotos: http://www.iheartorganizing.com/

DEIXE UMA RESPOSTA