Inovação: Ônibus que passa por cima dos carros pode ser realidade

0
223

E os chineses não param de surpreender. Esse vídeo mostra o quanto ainda podemos criar e surpreender a nós mesmos com criações inovadoras e criativas que os próprios seres humanos, com a junção de várias expertises, podem inventar.

Esse equipamento “de outro mundo” está sendo apelidado de ônibus, pois não tem o conceito de trem, mas se você ver o vídeo, vai perceber que a parte interna desta inovação mais parece um trem do que um ônibus.

inovaçãoA grande sacada deste ônibus, chamado de Transit Elevated Bus é que ele é a prova de trânsito. Essa garantia de que ele jamais pegará trânsito só é possibilitada, pois o sistema do ônibus anda um andar acima do que a pista de carros. Este ônibus tem uma espécie de trilhos laterais que o fazem mais alto que a pista dos carros.

A parte central do ônibus é oca, o que possibilita a passagem do ônibus sem que atrapalhe os carros. Quando o ônibus está passando, ele cria uma espécie de túnel para os carros que estão na pista.

O modelo utilizado pelos chineses para este teste suporte até 300 passageiros e tem 22 metros de comprimento e 7,8 de largura.  Com essa invenção os metrôs e trem tem um grande concorrente. Pois, o trem e metrô têm a vantagem de nunca pegarem trânsito na pista, diferentemente do que era a realidade dos ônibus. Em horário de pico, o ônibus chega a levar até 60% mais tempo para percorrer o mesmo trajeto do que em horário normal.

inovação

Portanto, o ônibus foi testado e foi comprovado o seu poder de melhorar o transito e o fluxo de vias, visto que os ônibus regulares seriam tirados de circulação na via e ele não dividiria espaço com os carros e motocicletas que nela transitam.

Durante esse teste, que foi realizado na cidade de Qinhuangdao, na China, os fatores analisados foram os freios, que são bem importantes, o consumo de energia e a aceleração. Outro ponto positivo que vemos aí é que os ônibus não irão mais poluir o meio ambiente, pois passariam de diesel ou gasolina para energia, assim como em trem e metrô.

A China é o país mais populoso do mundo, conhecida pelos grandes congestionamentos em suas principais cidades como Pequim e Xangai. Acreditem, é um trânsito incomparável com a cidade de São Paulo, por exemplo.

O projeto foi concebido ainda em 2010 para ajudar a combater o problema dos engarrafamentos e maximizar o espaço , e a ideia foi desenterrada neste ano.inovaçãoinovação

O governo brasileiro é um dos interessados em comprar esse projeto, porém ele não foi instalado nem na China ainda. Portanto, não vamos criar grandes esperanças sobre ver essa belezura circulando pelas nossas cidades. Porém, se você for para a China depois que o projeto estiver na ativa, não deixe de ter essa experiência.

No final, se pararmos para pensar, todo o conceito desta inovação já existia. Apenas foram pegas uma ideia daqui e outra dali e juntando tudo foi inventado algo inovador e inexiste. Certamente não é uma invenção perfeita, mas é melhor ter sido assim, feita, testada e apresentada, do que nunca ter sido pensada por medo de não ser um conceito perfeito.

Parabéns, chineses!

DEIXE UMA RESPOSTA