“Reguei demais…”

“Reguei de menos…”

“Quando vi, tinha morrido…”

“Acho que não se acostumou com o ambiente, tinha muita luz, ou será que tinha pouca?”

Tire todas as suas dúvidas sobre como cuidar dessas plantinhas que estão ganhando os nossos corações. Por mais fáceis que sejam os cuidados que elas exigem, as suculentas necessitam sim de cuidados especiais que precisamos estar atentos para darmos as melhores condições para que elas se mantenham fortes e lindas decorando nossos ambientes.

Não é muito difícil tomar conta de uma suculenta. Então, se você ama plantas, mas costuma assistir as verdinhas definharem apesar dos seus esforços, suculentas podem ser a solução. Tudo que elas precisam é de muito sol e pouca água.

cuidados com suculentas

Dicas de cuidados com suculentas:

Um deles é estar atento à rega: é muito comum afogar as suculentas no cultivo em casa.

Para evitar que as raízes fiquem empoçadas, invista em vasos com furos e em uma mistura de areia com terra para drenagem. Nós vemos também muitas suculentas plantadas no chão, elas adoram, porém cuide pois não pode ser um lugar com muita sombra, já que elas gostam mesmo é do sol e da claridade.

Muitas pessoas usam para enfeitar o banheiro, só lembre de pelo menos duas vezes na semana deixar a suculenta no sol por pelo menos 15 minutos para ela adquirir as vitaminas e iluminação necessária!

cuidados com suculentas

A quantidade será diferente dependendo da estação do ano e da temperatura. Mais que focar em um número específico de vezes para regar, repare na aparência da planta e da terra, que deve ser mantida úmida, NUNCA encharcada. Se encharcar, coloque imediatamente no sol para que elas possam recuperar a terra úmida e ir retirando o excesso!

cuidados com suculentas

A quantidade de água depende muito do tamanho da sua suculenta, por isso, vai despejando a água aos poucos e vai colocando o dedo na terra para verificar quando ela estará totalmente úmida, sem acumular nenhum excesso de água dentro do vaso.

cuidados com suculentas

Preste muita atenção no tamanho de sua planta. Suculentas que se tornam compridas, com folhas bem separadas , sofrem com falta de luz solar. A planta saudável é bem compacta. Leve-as para tomar banhos de sol durante a manhã para evitar que elas percam seu formato natural.

EVITE

Evite aquelas pedras brancas, pequenos, usados para enfeitar vasos: eles nada mais são que mármore picado e, molhados, liberam um pó que faz mal para a planta. No lugar deles prefira coberturas naturais como casca de pinus e palha de arroz.

cuidados com suculentas

AMEI A SUCULENTA E QUERO FAZER MUDAS, É POSSÍVEL? SIM!

Fazer a muda da sua suculenta é fácil: corte o caule da suculenta e deixe-o secar por dois dias – se ele for replantado imediatamente, encherá de fungos. Depois é só coloca-lo novamente na terra e esperar a planta pegar! Depois, basta ter os cuidados com água e iluminação que tudo estará lindo para enfeitar os ambientes da sua casa.

cuidados com suculentas

Gostou deste post? Deixe o seu comentário e compartilhe com os  seus amigos utilizando os botões de compartilhamento logo abaixo!

Um abraço e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA