moveis de paletes

Sabe aquela mesa auxiliar com rodinhas, que sempre vimos nas lojas, achamos bonito, mas deixamos para depois, pois ela não é uma prioridade? Para tudo, pois agora você vai poder construir a sua própria mesa de rodinhas para você usar de várias madeiras na sua casa. Esse móvel de palete é muito versátil e neste post eu vou te ensinar a teoria de como se monta uma mesa dessas, porém você deve aplicar a teoria com o tamanho de mesa que você desejar. Isso depende muito do espaço que você tem direcionado para esse móvel.

Esse projeto pode ser totalmente construído com madeira de palete (basta você tirar cada ripa de madeira do palete, tirar os pregos e lixar) ou com madeiras comuns que você já compra pronta e lixada na madeireira, fica a seu critério.

Para fazer esse projeto, você vai precisar de:

  • Pregos
  • Martelo
  • Lixa
  • Tinta para madeira
  • 4 madeiras de 1m
  • 4 madeiras de 50cm
  • 4 madeiras de 80cm
  • 16 madeiras de 60cm
  • 4 madeiras de 1,2m
  • 4 rodinhas com travas

Passo a Passo 1:

Pegue as 4 madeiras de 1m, as 4 madeiras de 50cm e as 4 madeiras de 80cm e monte os dois esquadros principais da mesa. Será um para a parte de cima e a outra para a debaixo. Os esquadros deverão ficar assim como na foto abaixo:

moveis de paletes

Passo a Passo 2:

Agora, prenda as madeiras menores lado a lado para que seja a base da sua mesa e também a base do lado de baixo da mesinha. Use pregos e capriche no acabamento.

moveis de paletes

Passo a Passo 3:

Agora é hora de usar as 4 madeiras maiores para pregar os 4 pés da mesa. Usa bastante pregos, mas deixe um bom acabamento, sem pregos tortos ou mal pregados. Todo os detalhes fazem a diferença no teu projeto final.

moveis de paletes

Passo a Passo 4:

Aplique o segundo esquadro na parte de baixo dos pés, para que você tenha dois apoios, um na parte de cima, sendo a mesa e o outro na debaixo, para você ter mais um apoio para colocar objetos.

Depois, prenda as rodinhas que você comprou. Eu indico sempre rodinhas com travas, para ter mais segurança enquanto você estiver usando, porém você decide o que melhor se encaixa na sua necessidade.

moveis de paletes

Passo a Passo 5:

Hora de lixar todas as felpas da sua mesinha. Mas lixe bem para ninguém se machucar no futuro. Isso pode dar trabalho e doer os braços, mas vale a pena fazer devagar e bem feito. O acabamento é tudo!

moveis de paletes

Passo a Passo 6:

Hora da pintura! Pegue a tinta que você escolheu, neste caso, azul e comece a pintura do seu móvel de palete. Passe quantas demãos forem necessárias para ficar com o tom que você desejar. Minha dica aqui, o amarelo para esse tipo de móvel também fica lindo!

moveis de paletes

E está pronto, veja como você pode usar:

moveis de paletesmoveis de paletesmoveis de paletes

Crédito das fotos: http://www.anythingpretty.com/

Como disse no início do post, essa foi a teoria de como fazer. Você pode fazer com madeiras maiores ou menores, dependendo do tamanho de mesa que quiser. Aplique os mesmos passos com o tamanho de madeiras que você desejar!

Se a sua mesa for ficar na área externa e estar exposta às condições climáticas, sugiro que você trate e proteja a madeira para ela durar mais. Eu fiz um post com essas dicas e você pode encontrá-lo neste link.

Gostou deste post? Deixe o seu comentário e compartilhe com os  seus amigos através da nossa página no Facebook.

Um abraço e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA