Os móveis de paletes, nossos queridinhos, ganham cada vez mais espaço aqui no Mostardela. E hoje eu tenho um passo a passo incrível para ensinar para você que está procurando um tutorial para fazer uma mesa de palete. E gente, fica lindo, incrível e não demanda nem muito tempo e nem muita habilidade com a madeira.

Móveis de palete: MESA

Tutorial com créditos de: https://www.bridgman.co.uk/

moveis de paletesmoveis de paletes

Para fazer esse móvel de palete, você vai precisar de:

  • 1 Palete quadrado nas medidas de 100 x 100 centímetros
  • 1  Palete nas medidas de 120 x 100 centímetros
  • 4 metros de madeira 2×2
  • 1 Vidro Temperado com medidas de 100×100
  • 1 pé de cabra
  • 1 serra de madeira
  • 76  Parafusos de madeira – 5 x 60mm
  • Broca
  • Martelo
  • Lixa
  • Pintura de madeira na sua cor de preferência

Móveis de palete – Passo a Passo 1:

  • Pegue o palete de 120 x 100 centímetros e utilize o pé de cabra para remover todos os pregos.  Você precisará cortar o comprimento das ripas ao tamanho: 8 Pernas: 70 x 660 mm.
  • Você terá de cortar a madeira para a seguinte dimensão
    Quadro 4 Quadro X: 70 x 680 milímetros
  • 8 x Apoios de madeira: 320 milímetros em um ângulo de 45 graus (como mostrado abaixo)

moveis de paletes

Passo a Passo 2:

Parafuse o quadro principal, como mostrado na imagem. Utilize as madeiras 2×2.

moveis de paletes

Passo a Passo 3:

É hora de fazer os pés da mesa. Para isso, junte dois pedaços de paletes que você cortou no passo a passo 1. Olhe as figuras para não ter dúvidas.

moveis de paletes

moveis de paletes

Passo a Passo 4:

E nossa mesa vai ganhando forma. Agora é hora de prender os pés da mesa no quadro principal. Faça isso bem feito dos quatros lados, pois isso que garantirá a qualidade da sua mesa.

moveis de paletes

Peça ajuda de um amigo, se precisar! 🙂moveis de paletes

Passo a Passo 5:

Agora, é vez de você usar aquelas madeirinhas com ângulo que você cortou lá no passo a passo 1. Você deve ter 8 dessas madeiras, por isso irá pregar uma em cada lado do pé para ajudar na sustentação da mesa, afinal não queremos uma mesa fraca e que ofereça perigo de desmoronar, né. Por isso, capriche na sustentação.

moveis de paletes

Veja como ela deverá ficar com todos os pés e todas as sustentações. Veja que as madeiras de sustentação são da mesma largura que o quadro principal da mesa. Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença no projeto como um todo.

moveis de paletes

Passo a Passo 6:

Chegamos no último passo. Pegue o palete que será usando como base do vidro, coloque no chão e coloque o quadro principal e as pernas da madeira em cima, de cabeça pra baixo. Parafuse bem as madeiras do palete na sustentação da mesa. Depois de tudo parafusado, vire a mesa a fim de que os pés fiquem no chão e o palete para cima.

Depois, pegue o vidro temperado e coloque na mesa. A dica para o vidro é comprar aquelas bolinhas de silicone que ajudam no apoio do vidro para que não haja perigo do vidro escorregar ou até mesmo ficar bamba.

moveis de paletes

Passo a Passo 7:

Esse passo é opcional, pois é o passo da pintura. Para pintar a sua mesa, você deve lixar toda ela antes para que a tinta tenha aderência a madeira.

moveis de paletes

Se a sua mesa ficará na rua, é importante que você trate a madeira para ela ficar protegida quando exposta às condições climáticas. Eu já fiz um post com dicas de como tratar a madeira. Acesse o post aqui.

Gostou deste post? Deixe o seu comentário e compartilhe com os  seus amigos através da nossa página no Facebook.

Um abraço e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA