móveis de paletes

Fazer um móvel, por mais simples que seja, para a nossa própria casa tem um toque muito especial. Além disso, nos traz alegria cada vez que vemos ele ou que alguém que visite a sua casa elogie a autenticidade o móvel. E o móvel de paletes então, é o maior sucesso!

Os paletes chegaram para tornar a prática de fazer móveis você mesmo – também conhecido como Do it Yourself (DIY), em inglês – muito mais fácil, charmoso e lindo.

Hoje vamos te ensinar um passo a passo de como se faz um porta guarda-chuva, que também pode ser utilizado para guardar bengalas ou qualquer objeto que você acha que deve estar dentro deste móvel de paletes.

móveis de paletes

Olha só como vai ficar lindo na porta de entrada da sua casa ou até mesmo na subida das escadas, como ilustrado na foto acima. Toda a inspiração deste passo a passo e as fotografias, foram retiradas do site DYI Network.

Vamos lá? Estamos bastante animados para trazer para vocês esse passo a passo deste móvel de paletes:

MÓVEL DE PALETES: PORTA GUARDA-CHUVAS

Passo 1:

Desmonte os paletes usando uma serra circular para remover as pranchas de estrado. Ao usar uma serra circular, você vai ter bordas limpas para trabalhar na construção da caixa de armazenamento retangular.

móveis de paletes

Passo 2:

Meça, marque e corte as madeiras do palete.
Pegue as madeiras do palete e meça de acordo com a altura e a largura que você deseja o seu porta guarda-chuvas. Meça e marque tanto a frente quanto o verso das madeiras. Use a serra para cortar as madeiras no tamanho desejado.

móveis de paletesmóveis de paletes

 

 

 

 

 

 

Passo 3:

Pegue as madeiras dos paletes.  Você deve pegar uma das madeiras que sobrou no quadro de paletes, medir e cortar a fim de posicionar a madeira e pregá-la conforme mostra a figura. Fazendo isso, você terá a garantia de que o seu porta guarda-chuvas ficará com os paletes bem firmes.

móveis de paletes

Passo 4:

Meça , marque e corte as laterais do painel.
Os painéis laterais serão cortadas em ângulo de 45 graus . Isto dá ao porta guarda-chuvas  uma forma geométrica . Use uma régua ou de outra prancha de madeira para criar uma linha perfeita através das pranchas , em seguida, marque com um lápis .

Use serra circular para cortar tábuas de painéis laterais em um ângulo de 45 graus.

móveis de paletesmóveis de paletes

Passo 5:

Pregue as madeiras lateraais. Meça pranchas não utilizados para as larguras superior e inferior dos painéis laterais , cortá-los ao tamanho que usa a serra circular, em seguida, prenda com martelo e prego.

móveis de paletes

Passo 6:

Pregue a parte da frente e do verso das madeiras lateriais. Com a ajuda de um amigo, coloque o porta guarda-chuvas em uma superfície nivelada e lisa. Em seguida, use broca para fixar os painéis dianteiro e traseiro aos painéis laterais usando parafusos de madeira e broca aproximadamente a partir das bordas de cada painel .

móveis de paletes

Passo 7:

Faça o mesmo processo de colocar os parafusos com as madeiras que serão a base do seu porta guarda-chuvas.

móveis de paletes

E está pronto o seu móvel de paletes. Você pode usar a sua criatividade e as instruções do passo a passo para fazer de diferentes tamanhos e armazenar outras coisas como lenha, livros, sapatos e etc.

móveis de paletes

Lembre-se que é sempre importante você tratar da madeira antes de utilizá-la. Principalmente se o seu móvel for ficar na parte externa da sua casa, exposto às condições climáticas. Se você quer aprender como tratar a madeira do palete, fizemos um post ensinando isso aqui.

Um abraço e até a próxima!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA