A Pintura de paletes é feita normalmente para dar cor ao ambiente e fazer com que o móvel ou decoração de palete combine e se harmonize com o restante do ambiente. Pintar ou criar aquelas manchas na madeira durante a criação torna o móvel rústico chic, vintage ou inspirados nos móveis antigos. Torna-se muito importante saber sobre alguns passos básicos, ferramentas, instruções, e a natureza da tinta  para alterar a aparência ou tonalidade de seus paletes em qualquer um dos seus móveis favoritos!

Aqui seguem algumas dicas básicas que julgo importante você saber antes de iniciar a pintura do seu palete. Ou até decidir se você quer ou não pintar ele.

O que é bom saber antes de pintar a madeira de palete

  1. Os paletes são feitos de diferentes espécies de madeira como o de carvalho, pinheiro, madeira e mogno, todas estas espécies de madeira não são igualmente compatíveis para pintar todas elas têm pinturas com tintas e técnicas diferentes! Portanto, tenha cuidado enquanto você estiver usando 2 ou 3 tipos diferentes de paletes em qualquer de seu projeto!
  2. Retirar a camada de gosma com uma lavagem com sabão e água, se você tem alguns paletes com a madeira com aparência feia, use uma lixa para dar um acabamento bacana. Retire as lascas que podem vir a machucar alguém! Mas, lembre-se, não lixe totalmente a ponto de ficar um palete sem imperfeições, principalmente se você quer dar um ar rústico para o móvel.
  3. Remover todas as minúsculas partículas de madeira resultou de lixar utilizando uma toalha molhada. Basta deixar a madeira lisa o suficiente (não lê-se perfeita) para receber a primeira camada de tinta.

    pintar a madeira do palete

  4. Pára por aí, sem a pintura, se você quiser desfrutar de um visual totalmente rústico, com superfícies de madeira imperfeitos e irregulares.pintar a madeira do palete
  5. Você pode dar mais demãos de tinta ou camadas de tinta, dependendo do que tipo de móvel que você quer! Uma camada fina de tinta na madeira do palete irá dá pra ver a cor da tinta junto com a cor da madeira, como se a camada de tinta fosse quase transparente.

    pintar a madeira do palete

  6. Para cobrir totalmente a cor da madeira, você precisará passar mais demãos. Só adicione a  2ª demão após a 1ª um está completamente seca, Algumas tintas e madeiras precisam de até 4 demãos de tinta para cobrir totalmente a madeira!

    pintar a madeira do palete

  7. Uma demão será suficiente se você quiser um look inspirado no estilo vintage. Você pode conceituar várias misturas de cores  para obter essa encantadora definitiva e visual deslumbrante!

    pintar a madeira do palete

  8. Se é um seguidor do estilo elegante e moderno de decorações e também querem o seu produto final para dar também que olhar elegante e chique em seguida, adicionar 3 ou 4 demãos de sua camada de tinta desejado e ignorar lixar depois de cada camada!
  9. O look vintage desgastado também é feito lixando algumas partes do móvel depois da camada de tinta.

Já escrevemos um post aqui no Mostardela sobre como tratar a madeira do palete, caso o seu projeto de palete fique exposto às condições climáticas. Acesso o post como tratar a madeira do palete.

Gostou deste post? Deixe o seu comentário e compartilhe com os  seus amigos utilizando os botões de compartilhamento logo abaixo!

Um abraço e até a próxima!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA