Às vezes não tem jeito, sobra vinho na garrafa e acabamos armazenando ela para tomar em algum outro dia da semana. Porém, muitos reclamam que o vinho não fica com o mesmo sabor e outros até descartam o líquido, sem menos tentar guardar. Por quanto tempo armazenar a garrafa de vinho aberta? Como guardar o vinho aberto?

por quanto tempo armazenar sua garrafa de vinho já aberta

 

O mais comum é que a gente recorra à geladeira para armazenar o restante da bebida. Porém, para a nossa surpresa quando reabrimos a garrafa para tomar mais uma taça, o vinho está amargo, pegando na língua e na garganta e com gosto e cheiro do tão famoso vinagre!

Mas calma, é sim possível  aproveitar uma garrafa de vinho já aberta. Neste post iremos te ensinar a melhor forma de armazenamento e quanto dias você pode manter seu vinho aberto.

 

 

Por quanto tempo armazenar a garrafa de vinho aberta: Branco suave, Tinto doce ou Rosé

Os tipos branco suave, tinto doce ou rosé podem ser mantidos entre 5 e 7 dias na geladeira com uma rolha bem fechada. Os brancos suaves e os rosés têm o sabor alterado logo após o primeiro dia, conforme o vinho se oxida. Enquanto outros ficam ainda melhores e mais saborosos – como Pinot Grigio, Riesling e Sauvignon Blanc.

Por-quanto-tempo-armazenar-a-garrafa-de-vinho-aberta-003

Por quanto tempo armazenar a garrafa de vinho aberta: Branco encorpado

Vinhos como o Chardonnay e o Viognier tendem a ser menos ácidos, mas estragam mais rápido que a maioria dos outros brancos. É importante que, depois de aberto, sejam armazenados com na geladeira entre 3 e 5 dias. Se você o consome com frequência, é melhor investir em um fecho a vácuo.

por quanto tempo armazenar sua garrafa de vinho já aberta

 

A bomba a vácuo funciona assim: você coloca a rolha de borracha que acompanha a bomba no gargalo da garrafa, posiciona a bomba em cima da rolha e bombeia o ar para fora. O resultado é um volume menor de oxigênio dentro da garrafa.

 

 

 

Por quanto tempo armazenar a garrafa de vinho aberta: Tinto

Quanto mais tanino e acidez tem o vinho tinto, mais tempo ele pode durar depois de aberto.  O melhor é armazená-los entre 3 e 5 dias em um resfriador ou ambiente escuro com temperatura a 21ºC.

Por quanto tempo armazenar a garrafa de vinho aberta: com guardar na geladeira

Muitos optam pela porta da geladeira, porém se você tiver espaço e tiver a certeza de que o vinho não irá derramar, deite a garrafa na geladeira e deixe que o vinho toque na rolha enquanto tiver guardado.

Viu? Agora, não tem desculpa para não abrir o vinho, mesmo estando sozinha em casa. Por um mundo com muito vinho e nada de vinagre. Aproveite o seu vinho e lembre de guardá-lo adequadamente.

DEIXE UMA RESPOSTA