Como fazer uma Prateleira de Vinho de Paletes, simples e bonita!

0
164

Confira neste artigo como fazer uma prateleira de vinho usando paletes. Com o dia dos namorados chegando, um vinho cai muito bem! Pois se você ou o seu parceiro andam interessados em um barzinho em casa, esse porta-vinhos montado na parede com um palete é a opção perfeita para montar esse cantinho com estilo. Legal, não é mesmo? E se eu te disser que o melhor é que você não precisa gastar nada com isso? Sim, você leu isso direito! Nem um centavo é necessário caso, só o seu esforço e capricho.

Decidir o tamanho é o primeiro passo. Você pode fazer todo o comprimento do palete, ou somente a metade. Se você bebe muito vinho e por isso guarda muitas garrafas, o ideal seria uma prateleira maior, mas caso você, ou a pessoa que vai presentar, beba menos ou guarde menos garrafas em casa, não há a necessidade de fazer nada muito grande.

No exemplo, o palete está sendo cortado na metade de baixo para o meio. Isso permite que aproximadamente três garrafas de vinho e cerca de quatro taças sejam armazenados nele. Faça o corte usando uma serra (uma serra manual), movendo-a ao longo de onde estará o contorno da estante de vinhos.

Pode ser que o palete esteja com a aparência muito mal acabada e fraca, então como queremos que ele aguente nossas garrafas de vinho e nossas taças, certifique-se de que será o suficiente adicionando alguns pregos aqui e ali para reforça-lo.

Usando uma sobra do palete que não faça parte do nosso porta-vinhos, corte do tamanho da prateleira que pretende fazer, à medida que ela tenha tamanho suficiente para ficar no fundo do porta-vinhos, tornando possível colocar as garrafas de vinho dentro dela.

Feito isso, precisamos adicionar embaixo a parte do porta-taças. Para conseguir isso você precisa criar um espaço entre o topo do porta-taças e fundo do estante onde estarão as garrafas. Corte alguns pedaços menores de uma parte que sobrou do palete, para ser mais específico, corte duas para cada lado e pregue-as na borda de cada lado da estante.

Usando o mesmo comprimento do fundo da estante de garrafas, corte outra tábua para ser o porta-taças.

O objetivo é fazer fendas largas, onde a haste de vidro possa deslizar para dentro e se sustentar quando não estiver em uso.

Fiz isso medindo com uma das taças, vendo o tamanho de sua base. Depois marcando onde cada fenda vai ficar, deixe espaço suficiente para que a base e o caule da taça não se sobreponham. Marcando para onde as linhas poderiam ir, criando 4 fendas para os copos de vinho.

Usando uma serra mitral, alinhe as marcas para as fendas e corte cerca da metade da prancha. Usando esta serra você pode cortar um lado, depois o outro formando o espaço necessário para o vidro deslizar para dentro.

Temos que nos assegurar de que a taça fique “presa”, uma vez que guardada. Para isso, crie um círculo maior no final da fenda era o plano, assim, o vidro pode deslizar e ficar alojado dentro do buraco maior até o uso. Pode ser feito usando uma broca padrão, mas se possível adicione uma broca maior na extremidade. Fure lentamente um furo na prancha, bem no final da linha já cortada.

Certifique-se que as linhas estejam corretas, sejam perfuradas de forma segura o suficiente e que as taças se encaixam. Feito isso, junte esta parte com o restante, pregando-a.

Repare que a peça está áspera e parece mais inacabada. Lixe um pouco para se livrar desse aspecto e para disfarçar os defeitos da madeira.

Como tingir a madeira?
Colocando-a em um pedaço de metal, para que o corante não chegue a todos os lugares. Pegue luvas e mergulho um pano macio no corante de madeira preto. Como a madeira é áspera, é necessário usar mais corante do que o normal. Espalhe indo de um lado para o outro.

Haverão parte em que você terá que mover muito mais o pano, cobrindo ranhuras ou buracos na pintura. Uma vez feito isso, ainda passe o pano de um lado para o outro mais uma vez. Certificando-se de que não hajam manchas e marcas.

Faça uma demão e deixe secar. A maneira de saber que está seco é como você o vê. Se a mancha não estiver seca ainda vai parecer um pouco pegajosa. E se não estiver seca, você vai ficar manchado ou em qualquer outra coisa que toque, portanto, evite toca-la. Se possível acrescente uma camada de poliuretano transparente quando estiver seco. Isto permite que a pintura se sele, previne danos à mesma e evita que a tinta saia em qualquer coisa.

Como pendurar?
Para pendurar isto, faça um furo na prateleira de vinhos e depois faça um furo em uma parede 2×4 e parafuse a prateleira. Ou usando âncoras de parede e depois parafusando-o. Você quer ter certeza de que isso é seguro o suficiente para segurar o peso do vinho e das taças.

Este projeto é muito simples para qualquer um fazer, usando coisas que a maioria das pessoas fazem (paletes de madeira) e criar algo funcional e bonito é um sonho dos fãs de artesanato.

Gostou? Confira também: DIY: Como fazer uma placa feita de paletes para decorar a sua casa!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.