DIY: Aprenda formas de Desmontar o Palete de Madeira para reutilizar!

0
414

Existem várias formas de desmontar o palete de madeira, mas muitas pessoas sentem dificuldade neste momento pois acabam fazendo da forma errada, destruindo o material ou até mesmo se machucando. Ao utilizar paletes para seus projetos, você verá que eles são normalmente construídos de forma robusta. Por isso, é normal sentir dificuldades de desmontar um palete, mas não tenha medo, aqui estão algumas dicas de como desmontar o palete da forma correta.

Como desmotar palete de madeira?

Método usando Martelo e Barra Pry
Uma opção é remover manualmente os pregos. Para isso, as melhores ferramentas a serem utilizadas são uma barra pry e um martelo. A barra servirá para cravar e separar as ripas superiores do palete, das peças inferiores, e depois utilize a garra do martelo para remover os pregos e separar as partes.

Você descobrirá rapidamente que remover todos os pregos com a garra de um martelo e de uma barra de pry pode ser difícil e demorado, provavelmente a mais difícil dentre as opções. De quebra, você corre o risco de danificar a madeira, porém é uma opção para alguém que não tem uma serra ou não pretende comprar uma.

Sawzall
As serras são ótimas para desmontar paletes de uma maneira mais fácil. O tipo preferido de serra quando se trabalha com paletes é uma serra alternativa (comumente conhecida como “Sawzall”).
Uma Sawzall tem uma lâmina de corte de metal que pode cortar através de pregos, assim você pode simplesmente usar uma barra de serra ou uma garra de martelo e separar as tábuas apenas o suficiente para inserir a lâmina da serra e cortar facilmente através dos pregos, preservando todo o palete e tornando a desmontagem do palete um trabalho fácil. Trabalhe com o palete deitado na lateral, verticalmente. Os fragmentos de pregos embutidos na madeira podem realmente dar um belo toque de personalidade ao seu projeto.

Tirar pregos do palete de madeira

Outras opções
Você também podem optar por usar uma serra circular ou motosserra para remover as ripas de madeira dos trilhos do palete. Isso renderá pedaços de madeira mais curtos, descartando todas as bordas com parafusos. Esta é a maneira mais rápida, mas você perde um pouco da madeira. Uma coisa importante a ser lembrada ao utilizar motosserras ou serras circulares é não deixar a corrente ou lâmina fazer contato com os pregos. Você pode danificar a serra ou ser ferido por um fragmento de metal voador.
A madeira de paletes é áspera e os pregos são perigosos, portanto, não importa como você desmonte seus paletes, certifique-se de usar óculos de proteção e luvas de trabalho.

Serrando palete de madeira

Gostou? Confira também: DIY: Prateleiras de Paletes Fáceis de Fazer com Designs Personalizáveis

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.