Escolher o melhor tipo de palete para artesanato: Saiba como!

0
324

Na hora de escolher o melhor tipo palete para artesanato, sempre surgem dúvidas. Ao utilizar um palete em coisas que você mesmo projeta, é sempre bom ficar atento a qualidade desse material, sua resistência, possíveis contaminantes e outros fatores relacionados aos diferentes tipos de madeira utilizados na fabricação de paletes. Este artigo irá ajudá-lo a saber como escolher o melhor tipo de palete para artesanato no seu próximo projeto de bricolagem.

Madeira tratada sob pressão e fumigada
Alguns fabricantes de paletes usam pressão para forçar produtos químicos como formaldeído a entrar na madeira para evitar o apodrecimento e a infestação por pragas. No entanto, você pode não querer usar essas paletes tratadas com produtos químicos dentro de sua casa, por esse motivo. Além disso, a madeira fumigada é tratada com pesticidas, o que também não é bom do ponto de vista da saúde.

Não desista dos seus projetos de paletes! Existem muitos paletes que não são feitos de madeira tratada sob pressão ou fumigada.

Qual o melhor tipo de palete para artesanato

Se você não tem certeza de como identificar a madeira tratada sob pressão, uma maneira de identificar os paletes que você pode querer evitar usar em projetos de decoração doméstica e móveis, é procurar o logotipo do IPPC encontrado na maioria dos paletes. Perto do logotipo do IPPC, se você encontrar:

HT – Isto significa que o palete foi aquecido a 60 graus por 30 minutos, o que os torna aptos para uso.
MB – Isto indica que o palete foi fumigado com um pesticida tóxico, brometo de metila. Você pode ver esta marca em alguns paletes mais antigos, já que este processo não é usado atualmente pela maioria dos fabricantes de paletes. Estas paletes são frequentemente provenientes da Ásia. Quando sua pele entra em contato com este produto químico, você pode sentir uma sensação de queimadura e ou vermelhidão. A inalação do produto químico é notada com tontura, dor de cabeça, vômitos, respiração ofegante e até mesmo perda de coordenação.
KD – Isto significa que o palete é seco em forno, significa que eles colocam o palete em um forno para secá-lo e remover o úmido, e assim evitar o crescimento de fungos. Entretanto, isto não significa que o palete seja de madeira “tratada termicamente”. Este é um bom palete para projetos de bricolage que não requerem madeira tratada termicamente.

Paletes no artesanato podem fazer mal

Contaminação
Você também pode querer considerar a origem de seus paletes (entretanto as empresas tendem a reutilizar paletes, então isso pode ser difícil de determinar) e a que tipos de contaminação seus paletes podem ter sido expostos. Coisas como água, mofo, vermes, insetos, produtos químicos e até mesmo bactérias como E. coli e Listeria foram encontradas em paletes.

Paletes pintadas de vermelho ou azul são frequentemente utilizadas por locadoras e transportadoras. Estas paletes devem ser evitadas por causa do potencial histórico das paletes. Elas viajam pelo mundo, e alguns países não utilizam os mesmos padrões que outros.

Cadeira de paletes de madeira

Utilize sempre uma máscara quando trabalhar com paletes, não só como precaução, mas também para evitar a inalação de partículas. Se você não encontra um código no seu palete e não tem certeza se ele é seguro, use-o para um projeto ao ar livre. Se o seu projeto estiver em sua casa, certifique-se de que está limpo. Para projetos internos, faça sempre uma limpeza completa da madeira e pinte algumas camadas de primer para selar a superfície.

Concluindo, é seguro afirmar que o melhor tipo de palete para artesanato, são os que estão em boas condições e não apresentam danos, não tem uso de quaisquer pesticidas e nem apresenta risco de contaminação pela sua reutilização.

Espero que você tenha aprendido algumas coisas novas, facilitando a escolha da melhor palete para o seu projeto. Confira também 5 idéias de coisas que você pode construir com paletes de madeira!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.